O Natal já chegou em Maceió. Com muitas luzes, fogos de artifício, desfile natalino e a presença do Papai Noel, a data festiva mais esperada do ano foi aberta oficialmente na capital alagoana em uma solenidade assistida por milhares de pessoas na Praça Gogó da Ema, na praia de Ponta Verde, durante parte da tarde e noite de ontem.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), do PL, afirmou que Maceió, a cidade de todos, está ainda mais iluminada, abençoada e cheia de amor para os maceioenses e turistas que estão de passagem pela cidade.

“O Natal de Todos Nós” representa uma data marcante, salientou o prefeito. “A data significa a virada de novos ciclos na vida das famílias. Teremos Natal na cidade e esperamos atender a expectativa de todos”, disse.

O prefeito, em seu discurso, lembrou o imbróglio entre governo do Estado e prefeitura quanto à definição do local para a montagem da árvore gigante. “No final, o espírito natalino venceu”, frisou, sendo bastante aplaudido nesse momento.

Visivelmente emocionado e acompanhado da família e autoridades políticas, JHC comandou a contagem regressiva que acionou a alavanca gigantesca, localizada ao palco, e que acendeu, ao mesmo tempo, todas as lâmpadas natalinas que estão decorando a orla marítima. Inclusive, acionando a iluminação da árvore gigante.

Quando JHC acendeu a árvore gigante, o público foi ao delírio. São 37 metros de cumprimento, totalmente iluminados. Uma queima de fogos deu as boas-vindas ao Natal iluminado que ficará na capital até o mês de janeiro de 2024.

Antes da abertura solene dos festejos de final de ano, houve apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas que emocionou a população ao tocar músicas tradicionalmente natalinas. A plateia também assistiu a uma Celebração Eucarística.

Na sequência, os olhinhos das crianças brilhavam de emoção com o desfile do “Natal Mágico”, tendo Nossa Senhora, São José, o Menino Jesus e o Papai Noel como grandes estrelas da noite. Além de diversos personagens característicos do Natal que encantaram também os adultos e arrancaram aplausos saudosos dos idosos. O desfile contou com mais de 120 integrantes.

A banda Cazuadinha também fez parte da abertura do Natal de Maceió. O grupo, bastante conhecido do público infantil, encerrou a abertura das festividades natalinas.

Durante o trecho que compreende a orla, praticamente todos os coqueiros estão envoltos com iluminação. Até mesmo a cadeira gigante ganhou a companhia de um Papai Noel. Também gigante, claro.

A comerciante Aparecida Carvalho, 65 anos, de Belo Horizonte, está em Maceió com um grupo de sete pessoas. Todos parentes. Estão na capital, há duas semanas e somente irão embora, amanhã, na sexta-feira. Ela pegou uma cadeira de praia e desde cedo estava na avenida Silvio Viana para garantir um lugar privilegiado para assistir ao espetáculo natalino. “Estou encantada. Maceió é linda. Repleta de belezas naturais”, frisou.

Por Valdete Calheiros – Colaboradora / Tribuna Independente

Foto: Edilson Omena