O Campeonato Alagoano de futebol, versão 2024, terá início no dia 20 de janeiro e termina em 6 de abril. A decisão foi tomada pelo Conselho Arbitral da Federação Alagoana de Futebol (FAF) que reuniu dirigente de clubes, na manhã de ontem na Casa da Aposentadoria, no município de Penedo, na região do Baixo São Francisco. A competição será disputada por oito times, os quais são: CRB, CSA, Coruripe, ASA, Cruzeiro de Arapiraca, Murici, CSE e Penedense, atual campeão da segunda divisão.

A fórmula de disputa de 2023 será a mesma deste ano, com as oito equipes jogando entre si em um turno único na fase de classificação, depois semifinal e decisão. Após o término da primeira fase, o time com menor pontuação será rebaixado.

– As expectativas são as melhores possíveis, costumo dizer sempre e costumo fazer questão de reafirmar que o campeonato cresce a cada ano, se torna cada vez mais forte a cada ano e que a gente tem um campeonato muito jovem no final das contas, o Campeonato Alagoano como produto surgiu há pouco tempo. Então a gente vem fortalecendo isso, vem fortalecendo essa marca, conseguindo gerar mais recursos e fazendo um campeonato cada vez mais forte”, disse o presidente da FAF, Felipe Feijó.

A primeira fase será disputada com jogos só de ida, um total de sete rodadas, com a classificação de quatro equipes para as semifinais e o rebaixamento do 8º colocado para a Série B em 2025. As semifinais com jogos de ida e volta e os vencedores fazem a grande final também em jogos de ida e volta.

De acordo com o regulamento e os critérios atuais da CBF, o campeão alagoano tem vaga garantida na fase de grupos da Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. O vice-campeão fica também com uma vaga no mata-mata nacional. O terceiro colocado, na classificação geral, disputa uma vaga na Copa do Brasil com o vencedor da Copa Alagoas.

Por Tribuna Independente

Foto: Reprodução / FAF TV