Maceió foi palco da consagração de Luís Otávio Álvares Cruz como o melhor sommelier do Brasil na 14ª edição do Concurso Nacional de Sommeliers. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers de Alagoas (ABS-AL) com o apoio da Prefeitura de Maceió, através da Secretaria de Turismo (Semtur), reuniu profissionais de todo o país no último sábado (25), no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.

A competição teve como destaque três finalistas, representando os estados de São Paulo e Ceará. A disputa envolveu etapas classificatórias que avaliaram as habilidades teóricas e práticas dos sommeliers. Os candidatos enfrentaram uma prova teórica, demonstrando seu conhecimento abrangente sobre vinhos e enogastronomia. Em seguida, os três finalistas com as melhores notas passaram para a emocionante etapa prática, envolvendo degustação e serviço, que consagrou Luís Otávio Álvares Cruz como o grande vencedor. Renato Rodrigues (CE) e José Eduardo Pereira (SP) conquistaram, respectivamente, o segundo e terceiro lugares.

“É muito bom sair do meu estado e conhecer outros lugares do Brasil e suas riquezas. Principalmente sua gastronomia. A diversidade gastronômica, em particular, é algo que me encanta. Na prova aqui, tivemos o desafio do sururu, um ingrediente que estudei cuidadosamente devido à sua relevância regional e sua representatividade em Alagoas. Todos os participantes eram sommeliers experientes, de alto nível, o que tornou ainda mais gratificante conquistar esse título”, disse o vencedor do concurso, Luís Otávio Álvares Cruz.

Além da competição, os participantes e espectadores puderam aproveitar atividades paralelas, como workshops, palestras e degustações guiadas por especialistas renomados. Essas iniciativas não apenas enriqueceram o conhecimento dos presentes, mas também proporcionaram ao consumidor alagoano a oportunidade de mergulhar no fascinante universo dos vinhos.

“A presença Prefeitura de Maceió como apoiadora do evento destaca o compromisso da cidade em promover eventos que impulsionam não apenas o turismo, mas também a cultura e a economia local. A competição de sommeliers, que escolheu o melhor profissional do Brasil, o Luiz Otávio, não apenas atraiu profissionais de todo o país, mas também incentivou a participação ativa dos profissionais alagoanos e gerou visibilidade nacional da cidade neste segmento”, destacou Eduardo Monteiro, secretário Municipal de Turismo (Semtur).

A realização da 14ª edição do Concurso Nacional de Sommeliers ganha relevância em meio ao crescimento da indústria enogastronômica no Brasil, que registrou um aumento de 20%, conforme dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). O evento não apenas movimentou a economia local, gerando visibilidade nacional, mas também posicionou Maceió como um dos destinos turísticos que valorizam e celebram a cultura do vinho.

GAZETAWEB \ Matheus Bomfim*

Alisson Frazão / Secom Maceió