O CRB se antecipou às investidas do Sport Clube do Recife em tirar do time o lateral-direito Hereda e renovou ontem o contrato do jogador de 25 anos que ficará mais uma temporada no Galo. Desde o final de semana que o atleta era sondado pela equipe pernambucana e torcedores do Leão da Ilha torciam para que o acerto com o CRB não tivesse êxito.

A diretoria alvirrubra também estendeu o contrato do volante Falcão, por mais dois anos. A atuação do jogador no campeonato brasileiro da Série B agradou ao técnico Daniel Paulista que sugeriu a manutenção do atleta no elenco para 2024. Falcão terminou a Série B como o segundo jogador que mais desarmou em toda a competição. Ele atuou 33 vezes pelo Galo e realizou 95 desarmes, 31 interceptações e 35 cortes.

Terminada a competição nacional, o foco da diretoria do Galo é montar o elenco para disputar as quatro competições reservadas para 2024, começando pelo campeonato alagoano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro.

Neste ano, o time regatiano apresentou fases distintas na competição, que concluiu com 57 pontos e na nona posição. No primeiro turno, O CRB fechou na penúltima posição e pelas baixas atuações da equipe, os torcedores já contavam com o descenso para a Série C. A saída do técnico Umberto Louzer e a chegada de Daniel Paulista representou uma drástica mudança tática na equipe que passou a vencer jogos seguidos, inclusive fora de casa. O elenco chegou a ficar a poucos pontos de ficar entre os quatros primeiros para o acesso à Série A, mas perdeu jogos em casa desabando para a nona colocação.

A situação irritou torcedores do Galo que há anos vê o time na Série B e a cada ano renova a esperança do acesso à elite do futebol brasileiro. O fato de o CSA, o maior rival, ter alcançado essa marca na após passagem pela Série B em 2018 incomoda ainda mais os torcedores alvirrubros.

Em 2024, o CRB vai completar 40 anos da sua última participação na elite do futebol brasileiro. Em 1984, quem era campeão estadual tinha a garantia de jogar a primeira divisão do chamado campeonato nacional. Também marcará os 30 anos da sua primeira e última disputa na final da Copa do Nordeste. Em 1994, o Galo disputou a final da competição regional contra o Sport no Rei Pelé e perdeu nas penalidades. Também fará 10 anos do seu último acesso às competições nacionais.

Com a torcida chateada, a expectativa da atual direção do CRB é que o time consiga conquistar o tricampeonato alagoano e supere a marca de 1994 na Copa do Nordeste.

No próximo ano também haverá renovação da diretoria do clube, fato que deve incitar muitas discussões no ambiente interno. A atual gestão sob o comando de Mário Marroquim divide opiniões entre os torcedores do CRB. Contudo esse é um assunto que ainda não recebe comentários entre os regatianos.

Em entrevista ao ge, Mário Marroquim avaliou que o ano não foi tão ruim. “Do ponto de vista institucional, crescemos muito. Então não foi um ano trágico, a exemplo do nosso maior rival que não conquistou nada”, disse.

Por Tribuna Independente

Foto: Francisco Cedrim / Ascom CRB