A Conselheira Ouvidora Rosa Albuquerque participou, na noite dessa quarta-feira (6), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Alagoas, da cerimônia de Fundação da Rede Ouvir, momento em que foi assinado o termo de cooperação técnica entre as ouvidorias integrantes da rede.

A Conselheira ressaltou a importância da rede, no fortalecimento das ouvidorias, parabenizou os fundadores da entidade pela iniciativa, no nome do Ouvidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL), o advogado Hugo Caporal e afirmou que, “a grande conquista mesmo é da sociedade, que tem nas ouvidorias um canal de escuta dos seus anseios e um forte instrumento de controle social”, disse a Conselheira Rosa Albuquerque.

Posteriormente ao ato de fundação da Rede Ouvir aconteceu a primeira reunião da entidade, que aprovou o Regimento Interno e elegeu a Ouvidoria da OAB-AL, para Coordenação Executiva, a Ouvidoria do Ministério Público de Alagoas , para Primeira Secretaria e a Ouvidoria do Município de Maceio, para Segunda Secretaria.

O mandato para a diretoria da rede é de dois anos, sem reeleição. O Ouvidor da rede, Hugo Caporal agradeceu aos fundadores da entidade e ressaltou a importância de outras ouvidorias agregarem à rede. “A rede nasce forte, com a presença de oito grandes ouvidorias do estado, temos um comprpomisso com a transparência, com políticas alinhadas com as necessidades do cidadão“, disse Caporal. Ele aproveitou o momento para reforçar o convite a outras ouvidorias a participarem e fortalecerem ainda mais a rede.

A presidente, em exercício, da OAB-AL, Natália Von Shosten encerrou a solenidade, ressaltando o importante papel da Rede Ouvir como instrumento do controle social, e o seu desejo do crescente fortalecimento da entidade.

Também fizeram parte da mesa de honra da solenidade, a Desembargadora Ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho 19ª Região, Vanda Maria Ferreira Lustosa, o Ouvidor do Ministério Público do Estado de Alagoas, Eduardo Tavares, a representante do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, Dóris Maria de Luna Tenório, a Ouvidora da Mulher da OAB-AL, Rhayssa Oliveira, a Ouvidora da Mulher do Ministério Público de Alagoas, Suzane Brito Tomé, a representante da Controladoria do Estado, Iácones Moura de França e o Ouvidor do Município de Maceió, Carlos Thomaz Accioly Fernandes.

TCE \ ASCOM