Todos os anos a Equatorial Alagoas se prepara para garantir que as festas de fim de ano aconteçam de forma natural, sem grandes problemas e interrupções de energia. E este ano não será diferente, serão mais de mil colaboradores no plantão especial de Natal e principalmente na noite de réveillon, bem como ao longo das principais festas do verão da capital ao interior alagoano.

De acordo com Humberto Soares, presidente da Equatorial Alagoas, se dobrou a capacidade de atuação em campo com equipes localizadas estrategicamente em pontos onde tem maior concentração de pessoas, para garantir exatamente uma melhoria da qualidade do fornecimento no sentido das festas acontecerem de forma natural.

Ele reforçou que todas as cidades merecem mais atenção da Equatorial, e que basicamente, todo o litoral do estado de Alagoas por ter aumento da quantidade de pessoas nessas épocas de festa, haverão estruturas adicionais desde Maragogi até Penedo.

“Passando basicamente pelas grandes cidades também que concentram um grande número de pessoas, como Maragogi, a Rota dos Milagres, Maceió, e no Sul também em Coruripe, Feliz Deserto. Além de uma atenção especial numa região que tem crescido bastante, que é a região dos Cânions do Rio São Francisco, Piranhas, Olhos d’Água das Flores; enfim, cidades que têm uma grande concentração de pessoas, e que nós fazemos manutenções adicionais e colocamos estruturas adicionais de atendimento nessas épocas”, explicou Humberto Soares.

O presidente da empresa destacou ainda que estão trabalhando para que não haja queda de energia com uma preparação prévia com uma manutenção maior nessas áreas. “Fizemos investimentos para aumentar a capacidade de energia para essas regiões, a gente espera que aconteça tudo normalmente, caso aconteça uma falta de energia nós também estaremos preparados com uma estrutura adicional para restabelecer o mais rápido possível”, salientou.

Thiago Attias, superintendente de operação da Equatorial Alagoas, enfatizou que nesta época do ano há uma variação da carga e que por esta razão equipes fazem um reforço também nas inspeções, em todas as áreas turísticas. “A gente reforça a fiscalização no combate também a ligações clandestinas, que a gente sabe que é um ponto que interfere na qualidade do fornecimento de energia, então a gente retira essas ligações quando identifica, a gente faz podas de uma forma mais intensiva do litoral até o sertão, mas principalmente no eixo turístico, e abrange toda a nossa parte de manutenção”, disse.

Além disso, ele observou ainda que no período específico é preciso reforçar o quadro de colaboradores em campo e o quadro de back-up office também. “Então nesse período a gente vai ter mais de 900 profissionais mobilizados, dentre eletricistas, controladores, técnicos de distribuição e também a parte de engenheiro, analista, supervisão. A gente tem esse reforço principalmente no nosso Centro de Operação Integral, que é o COE”, mencionou.

INVESTIMENTOS

A Equatorial Alagoas, desde março de 2019, investiu mais de 1,7 bilhão de reais para melhorar a qualidade do fornecimento de energia no estado. Somente em 2023, foram cerca de 500 milhões de reais, como por exemplo, a entrega da subestação nova em Barra de São Miguel, uma nova subestação na rota dos Milagres entre São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.

TRIBUNA HOJE \ Por Ana Paula Omena I Valdirene Leão

Foto: Sandro Lima