Em Alagoas, a população preta tem o maior índice de envelhecimento em todo o estado, que é de 109,0. Isso significa que há 109 pessoas pretas idosas para cada 100 jovens. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, brancos, com 58 idosos a cada 100 jovens, são a segunda população mais envelhecida. Em seguida, surgem as populações parda (52,45) e amarela (50,14). A população mais jovem do estado é a indígena, que tem índice de envelhecimento de 42,53 – cerca de 42 idosos a cada 100 jovens.

Em Alagoas, a população preta tem idade mediana de 36 anos, superior à média geral do estado, que é de 32 anos. Os demais grupos étnico-raciais possuem idade mediana inferior: brancos (31), pardos (31), amarelos (30) e indígenas (28).

Índice de envelhecimento

O índice de envelhecimento é calculado comparando o número de pessoas com 60 anos ou mais (idosos) para cada 100 pessoas com até 14 anos (jovens). Quanto maior o índice, mais envelhecida é a população.

O aumento do índice de envelhecimento entre as categorias de cor ou raça segue a tendência de envelhecimento da população geral, em todo o país. A peculiaridade de Alagoas é que a população preta é a mais atingida pelo envelhecimento no estado, ao contrário da tendência nacional, que aponta a população amarela.

Contudo, o estado segue os números do país nos demais recortes, ao também ter a população indígena como grupo mais jovem.

CADA MINUTO \ Por Redação

FOTO: GOOGLE