A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) fiscalizou, nesta terça-feira (2), uma casa de festa no bairro Pescaria, para averiguar as condições da preservação das áreas ambientais onde o estabelecimento está localizado.

Equipes da Coordenação de Fiscalização Ambiental da Semurb constataram diversas irregularidades na área, como o descarte irregular de efluentes e resíduos sólidos em áreas de preservação permanente, instalação de estrutura física em área de preservação e a ausência de autorização ambiental.

Todas essas irregularidades contrariam o Código Municipal de Meio Ambiente (Lei N° 4.548/96) e fere a legislação nos artigos 34, 64, 135, 138, 139, 140, 141 e 142. A casa de festas terá 30 dias para apresentar defesa à Semurb.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió, Marcos Cavalcanti, acompanhou a fiscalização e destacou a importância da presença das equipes ambientais para coibir as infrações e não deixar impune quem agride o meio ambiente.

Cavalcanti enfatizou, ainda, que a participação da sociedade desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente. “A Semurb começa o ano de 2024 intensificando as operações de fiscalização, dando uma resposta positiva para a população que confia no trabalho da gestão ambiental e na garantia das áreas de preservação permanente”, afirmou.

A população pode denunciar infrações ambientais, podendo entrar em contato pelo do número (82) 3312-5242 ou enviar um e-mail para coord.fiscalizacaoambiental@sedet.maceio.al.gov.br.

Cafe de La Musique emite nota

“O Cafe de La Musique Maceió informa que, nesta terça-feira (2), recebeu vistoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que foi ao local para verificar assuntos relacionados a questões ambientais. Durante a fiscalização, a casa de eventos apresentou toda a documentação exigida pelo órgão, inclusive, o licenciamento ambiental que é exigido por lei para o devido funcionamento de qualquer estabelecimento.

A respeito do descarte de resíduos sólidos, o Cafe esclarece que faz o devido recolhimento do lixo gerado durante a realização das festas por meio de uma empresa contratada. Já sobre os dejetos, a empresa possui sistema próprio de tratamento, o que permite a adequada destinação do esgoto.

Por fim, sobre o palco utilizado nos shows, o Cafe de La Musique Maceió informa que se trata de uma estrutura móvel, que é montada exclusivamente nos dias de evento, não sendo ele, portanto, um equipamento capaz de promover quaisquer danos ambientais.

O Cafe de La Musique Maceió existe há 10 anos, sempre promovendo entretenimento de qualidade e, para que isso seja possível, a casa segue todos o regramento legal necessário para tornar cada nova entrega uma experiência capaz de ficar eternizada na memória do seu público.”

Por Vinicius Teodósio / Ascom Semurb
Foto: Ascom Semurb