Com o intuito de continuar contribuindo para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, que estão entre os cinco tipos de câncer mais incidentes em mulheres brasileiras, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Sesc Alagoas oferece mais de 2.600 novas vagas para exames gratuitos de mamografia e de citologia. Os agendamentos serão realizados no período de 15 a 19 de janeiro, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no estacionamento da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Excepcionais (APAE), local onde ficará estacionada, no primeiro trimestre deste ano, a unidade móvel do Projeto Sesc Saúde Mulher.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 1.380 vagas para mamografias e 1.245 para citologias. Para ter acesso aos exames, é necessário comparecer ao estacionamento da APAE, no período de agendamento, com as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. As pessoas que estiveram fora das faixas etárias indicadas pelo Ministério da Saúde para a realização dos exames (50 a 69 anos para mamografia e 25 a 64 anos para citologia), devem apresentar solicitação médica no momento do agendamento.

Os exames serão realizados, no período de 22 de janeiro a 26 de março, na unidade móvel do Sesc, e o prazo para entrega dos resultados é de 15 dias úteis. O laudo da mamografia é impresso, mas as imagens poderão ser acessadas na plataforma de resultados, por meio do acesso de cada paciente com login e senha. Os resultados são emitidos pelo Hospital do Câncer de Barretos, que é referência na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer.

Enquanto a unidade do móvel estiver no local, a APAE, que é parceria do Sesc nesta ação, também irá oferecer serviços de saúde ao público atendido.

Sobre a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

Tem capacidade para realização de 64 exames por dia, sendo 32 mamografias e 32 citologias. Para a realização dos exames de mamografia, a unidade móvel dispõe de um mamógrafo 100% digital com tomossíntese, uma tecnologia que contribui para a detecção de lesões precursoras e para uma qualidade de imagem melhor, possibilitando um diagnóstico mais preciso e confiável.

Por Assessoria
Foto: Assessoria