O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai promover uma coleta itinerante neste sábado (13), com o objetivo de manter estabilizado o estoque de sangue. A ação ocorre das 8h às 16h, na loja Honda, na Avenida Comendador Francisco de Amorim Leão, no bairro do Pinheiro, em Maceió. No ato de doação, é preciso apresentar um documento de identificação com foto.

De acordo com o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde, peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos de idade. Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.

Candidatos acometidos por doença de Chagas, Aids e sífilis não podem realizar o procedimento, bem como aqueles que tiveram hepatite após os 11 anos de idade.

Com relação aos voluntários que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é proibida por um ano.

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau
Foto: Ascom Sesau