Contam advogados e políticos que a ação do partido Republicanos que pede a anulação dos votos obtidos em 2022 pelo então candidato a deputado federal João Catunda (PP) está bem instruída.

Portanto, a aposta é que o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) tende a acatar a ação.

Caso isso se confirme, o ex-deputado federal Nivaldo Albuquerque será beneficiado, porque se os votos de Catunda forem anulados e houver recálculo da votação ele seria favorecido com a recontagem.

E o deputado federal Paulão (PT-AL) seria o grande prejudicado, pois deixaria a titularidade e ficaria na primeira suplência

Já o vereador por Maceió João Catunda (PT), se condenado por abuso de poder político e econômico, fica inelegível por oito anos.

Contudo, seja qual for a decisão, caberá recurso a instâncias superiores, o que significa que ainda vai levar um longo tempo até a conclusão do processo – transitado em julgado.

Mas parte desse imbróglio pode ser resolvido com uma decisão do presidente da Assembleia Marcelo Victor (MDB): aceitar que o deputado federal Luciano Amaral dispute a prefeitura de Major Isidoro.

Eleito pelo PV na frente partidária formada pelo PT, PC do B e PV graças a força política de Marcelo, Amaral não teria se adaptado ao Distrito Federal e desejaria voltar para Alagoas.

A palavra final, contam fontes, cabe ao presidente do Legislativo alagoano.

Decisão que atenderia a Paulão e Amaral – se eleito-, mas talvez não a Marcelo Victor porque perderia o voto fiel do seu representante na Câmara dos Deputados.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE