Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL), nesta segunda-feira (05), mostrou que quatro em cada cinco estabelecimentos do setor pretendem abrir durante o Carnaval.

Desses, 79% esperam ter aumento de faturamento, 19% devem faturar o mesmo e apenas 2% avaliam faturar menos do que no mesmo período do ano passado. A média esperada de aumento em relação a 2023 é de 13%.

Já em relação a um fim de semana normal, o aumento esperado no faturamento é de 16%, em média. 44% dos estabelecimentos que vão abrir dizem que a data é extremamente ou muito importante no faturamento.

Para 27%, é mais ou menos importante, para 22% é pouco importante e 7% dizem que impacto não é importante.

“Os números mostram que o setor está esperançoso em relação ao período de carnaval. Essa última pesquisa aponta que quatro em cada cinco empresas pretendem abrir e, destas, 79% aguardam um implemento de venda e de faturamento”, afirmou Marcus Batalha, presidente da Abrasel/AL.

Ele aponta que os resultados são muito importantes, tendo em vista que o Carnaval vem junto com a alta temporada: “Nossos associados já estão prontos e preparados para receber em seus estabelecimentos os turistas e moradores da cidade que irão curtir a festa por aqui”.

Resultados de dezembro

A Abrasel também divulgou o resultado de um levantamento realizado com os associados no mês de dezembro de 2023. O levantamento aponta que 12% dos estabelecimentos trabalharam com prejuízo em dezembro, 9% a menos que em novembro.

Outros 39% ficaram em equilíbrio e 49% tiveram lucro (9% a mais em relação a novembro).

40% das empresas têm dívidas em atraso. Dessas, 74% devem impostos federais, 45% impostos estaduais, 28% serviços públicos (água, gás, energia elétrica), 25% encargos trabalhistas e previdenciários, 25% empréstimos bancários, 17% taxas municipais, 17% estão com o aluguel atrasado e 11% devem a fornecedores de insumos.

A pesquisa foi realizada com empresários do setor entre os dias 15 e 22 de janeiro em Alagoas.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE