Do início do ano até a primeira semana de fevereiro, 22 pessoas em situação de rua foram atendidas em Penedo pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

As abordagens sociais e demais ações do poder público para ressocializar dependentes químicos, devolvendo para sua família ou encaminhando para tratamento, via Rede Acolhe, foram apresentadas na tarde dessa terça-feira, 6, na Câmara Municipal de Penedo.

A parceria entre governos municipal e estadual acontece regularmente, inclusive com apoio das forças de segurança durante a realização de busca ativa.

Ao longo desses três anos, 109 abordagens sociais foram realizadas em Penedo, com identificação de pessoas que residem em outras cidades e aceitaram retornar para casa. O trabalho também detectou que há pessoas em situação de rua com família ou casa em Penedo, relação interrompida por conflitos e pela dependência química.

Além dos dados e das informações, a legislação que ordena as buscas ativas e os encaminhamentos foram bastantes debatidos durante a reunião organizada pelo Vereador Denys Reis, com presença dos também vereadores Rodrigo Regueira, Ernande Pinheiro, Sargento Marival, Júnior do Tó, Valdinho Monteiro e Roberto da Farmácia.
Relacionadas:
Em Arapiraca
Vídeo mostra quando homem é morto a tiros na porta de casa

A Secretária Ana Teresa Lopes (Semasdh), o Secretário Pedro Felipe Queiroz (Sedecin) e o Diretor da Guarda Patrimonial Municipal, Jorgival Oliveira Santos, representaram a Prefeitura de Penedo, além dos servidores da Secretaria de Assistência Social.

O Sindicato dos Lojistas de Penedo, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente também atenderam ao convite do parlamentar e participaram da reunião.

GAZETAWEB \ Greyce Bernardino*

FOTO: Assessoria