O epidemiologista britânico Tim Spector, conhecido pelo desenvolvimento de uma aplicação que monitora dados de pacientes com Covid, enfatiza a importância de incluir alimentos ricos em polifenóis, fibras e fermentados em todas as refeições.

Em suas recomendações, Spector destaca a necessidade de adicionar polifenóis, compostos de defesa encontrados em plantas que proporcionam cor vibrante e sabor amargo. Esses polifenóis não apenas protegem as plantas, mas também alimentam as boas bactérias intestinais e inibem o crescimento das bactérias prejudiciais.

Além disso, ele ressalta a importância de consumir abundante quantidade de fibras, encontradas em frutos secos, sementes, cereais integrais, leguminosas, feijões, frutas e vegetais. As fibras desempenham um papel crucial na saúde digestiva.

Outra sugestão é incorporar alimentos fermentados, como kefir, chucrute e kimchi, nas refeições. Spector destaca que a ciência comprovou que a inclusão desses alimentos pode aumentar a diversidade do microbioma intestinal, contribuindo para uma saúde intestinal robusta.

Por Notícias ao Minuto Brasil

FOTO: © Shutterstock \ Lifestyle Alimentação