O pano dobrável alagoano (jogo americano) produzido pela artesã Vera Cristina Cavalcante, da Cooperativa das Artesãs da Barra Nova (Coopeartban), foi o grande campeão do 6º Prêmio Objeto Brasileiro, promovido pela A Casa-Museu do Objeto Brasileiro, organização social sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento da produção artesanal no país. A solenidade de premiação acontece no dia 27 de novembro, em São Paulo.

A delicadeza do artesanato alagoano foi destaque na categoria ‘Objeto de Produção Coletiva’, que contempla objetos feitos de forma artesanal ou semiartesanal por grupos de artesãos, comunidades, associações ou cooperativas.

Para a gerente de Projetos da Coopeartban, Wendy Sherry Oliveira Barros, a conquista foi um acontecimento muito importante e representa o reconhecimento de um intenso trabalho para vencer as dificuldades enfrentadas pela entidade. “Esse prêmio mostra que não devemos nunca desistir; que é preciso seguir firme na luta pela valorização do nosso artesanato É um incentivo a mais”, afirmou.

Em funcionamento há 14 anos na Barra Nova, povoado do município de Marechal Deodoro, a Cooperativa possui, atualmente, 20 cooperadas da própria comunidade e conta ainda com a colaboração de outras 50 artesãs do Francês, Marechal Deodoro e até de Arapiraca.

Wendy Sherry acrescenta que além do resgate cultural e valorização do artesanato local, o trabalho das Coopeartban também desempenha um papel social muito significativo ao garantir o empoderamento e a independência financeira das cooperadas. “Esse, talvez, seja o principal aspecto que nos motiva a nunca desistir, a valorização pessoal por meio da arte”.

A artesã Vera Cristina Cavalcante explica que a confecção da peça surgiu da necessidade de melhorar e inovar alguns produtos da Cooperativa. “Percebemos que o jogo americano tinha bastante saída nos eventos e feiras e decidimos pensar em como poderíamos atender à necessidade do mercado. Uma das ideias foi modernizar e conceituar o produto, mas sem perder a essência cultural”, explicou.

Segundo ela, o folguedo guerreiro foi escolhido para nomear e representar a cultura alagoana, pelas cores e movimentos que a peça tem, e a forma geométrica foi escolhida para diferenciar dos demais jogos que já existiam no mercado.

“Decididos as cores, o ponto e a forma, partimos para a produção coletiva. Durante a produção, melhorias foram feitas, as cores e o acabamento foram alterados, até chegarmos no produto final. Ao analisar esse produto totalmente acabado e impermeabilizado percebi que dobrava e, de uma forma retangular ele diminuía seu tamanho e virava um quadradinho, uma peça totalmente diferente do que existia no mercado artesanal da renda filé e muito moderna”, concluiu.

Premiação – Pela conquista do primeiro lugar no 6º Prêmio Objeto Brasileiro com o pano dobrável alagoano, a Coopearativa receberá R$ 3 mil, que serão investidos na própria entidade. Também serão entregues certificados para os objetos e projetos finalistas e premiados.

A seleção dos vencedores levou em consideração critérios como criação, identidade cultural e design inovador. A avaliação foi feita por um júri de profissionais com conhecimento reconhecido nas áreas de design, artesanato e meio ambiente.

A gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Daniela Vasconcelos, destacou que a conquista do Prêmio Objeto Brasileiro representa o reconhecimento da qualidade da produção artesanal alagoana.

“Por meio do Programa Alagoas Feita à Mão, a Sedetur tem trabalhado intensamente no mapeamento dos artesãos e na divulgação da nossa arte em feiras e eventos locais e nacionais. Recentemente participamos do 11º do Salão do Artesanato, em São Paulo, que contou com a presença 17 grupos de artesãos de 10 municípios alagoanos. Temos uma produção muito rica e diversificada e, a cada dia, ocupamos mais e mais espaço no mercado nacional, conquistando prêmios importantes para o Estado”, afirmou Daniela.

TNH1.COM