A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) retomou, nesta terça-feira (12), a obra de iluminação da Praça Lions, situada na Pajuçara. A ação tem como objetivo modernizar os equipamentos do espaço e promover o embelezamento do local para aumentar as vendas dos artesãos na região.

A atual etapa da obra prevê a instalação dos cabos de fibra ótica que farão as ligações do piso estrelado, instalação luminosa a partir do chão que remete às estrelas do céu. A novidade irá compor a iluminação cênica do local junto de fitas de LED.

Com o intuito de promover o turismo e aumentar o movimento comercial na região, o sistema contará com equipamentos especiais que vão proporcionar diferentes sensações de iluminação ao espaço.

A Ilumina realizou, ainda, a instalação de 34 luminárias com a tecnologia e potência de 60W, para garantir mais segurança e conforto para maceioenses e visitantes.

Na primeira etapa da obra, foram executados serviços de locação de postes na área das barracas e a abertura de valas para a passagem de caixas e eletrodutos.

“O serviço de iluminação nas praças da capital é de extrema importância pois contemplam locais utilizados, não somente para o lazer, mas que são também pontos de encontros que promovem a socialização entre os moradores de cada região. A Praça Lions em especial é visitada por centenas de pessoas, diariamente, que agora encontrarão um espaço mais agradável e certamente mais iluminado”, explica a diretora-presidente da Ilumina, Camila Porciúncula.

A obra envolveu uma escavação com 96 metros de extensão e uma profundidade de 400 mm, destinada à instalação dos eletrodutos. Além disso, foram instaladas 42 caixas de passagem ao longo do percurso. Todo o encaminhamento dos eletrodutos foi envelopado em concreto, visando dificultar possíveis furtos de energia do sistema de iluminação pública.

TRIBUNA HOJE \ Por Ascom Ilumina

Foto: Ascom Ilumina