O estado de Alagoas confirmou, nesta terça-feira (26), a primeira morte por dengue grave em 2024. A vítima foi o jogador de futebol João Leonardo Isidoro de Almeida, de 20 anos, que faleceu no dia 19 após passar alguns dias internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp

As amostras do sangue de João Leonardo foram enviadas ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen), que confirmou a causa da morte como dengue grave.

O jovem era zagueiro de futebol e defendeu as equipes do ASA no Campeonato Alagoano Sub-20 em 2023. Ele também atual pelo CSE.

A Prefeitura de Atalaia, cidade onde João Leonardo morava, emitiu uma nota lamentando a morte do jovem e alertando a população para os sintomas da dengue. A nota também reforça a importância de buscar atendimento médico em caso de suspeita da doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), o estado tem atualmente cerca de 3.045 casos suspeitos de dengue em investigação.

A Secretaria também confirmou a primeira morte por dengue e informou que até o momento há 1.557 casos confirmados da doença.

A Sesau ainda esclareceu que sete óbitos por dengue estão em investigação em seis municípios do estado: Arapiraca, Jequiá da Praia, Marechal Deodoro, Maceió, Santana do Mundaú e União dos Palmares.

Dengue: sintomas e prevenção
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. A doença pode ser grave e levar à morte se não for tratada a tempo.

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Para isso, é importante eliminar os criadouros do mosquito, como água parada em vasos de plantas, pneus e calhas.

A morte de João Leonardo é um alerta para a importância de se prevenir contra a dengue. A doença é grave e pode ser fatal. É importante ficar atento aos sintomas e buscar atendimento médico em caso de suspeita.
João Leonardo Isidoro de Almeida, de 20 anos

Medidas de prevenção:

Eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti;
Usar repelente;
Usar roupas que protejam o corpo;
Manter as calhas limpas;
Tampar caixas d’água e tonéis;
Manter ralos fechados;
Limpar vasos de plantas com frequência.

Em caso de sintomas da dengue, procure atendimento médico imediatamente.

ALAGOAS WEB

Imagens: Redes Sociais