O presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Fernando Toledo, participou, na tarde desta segunda-feira (25), da solenidade de inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), do bairro Benedito Bentes.

O novo equipamento público de categoria tipo três, que fica localizado na Avenida Cachoeira do Meirim, tem como objetivo fortalecer o trabalho de inteligência e atuação das forças de segurança do estado por meio de ações integradas, o que representa agilidade e eficiência no combate ao crime.

O novo Cisp Tipo 3 do Benedito Bentes conta com uma estrutura moderna e completa, onde foram investidos mais de R$ 16,7 milhões, do Tesouro Estadual e de recursos federais advindos de emenda parlamentar de bancada. “É um aparelho de segurança que está sendo ampliado, reforçado e qualificado. O Tribunal de Contas fica feliz em ver que esses recursos utilizados aqui vão deixar a nossa população alagoana cada vez mais protegida”’, destacou Fernando Toledo.

“Quando se faz investimentos em equipamentos e em recursos humanos e também com profissionais extremamente capacitados, nenhum crime fica impune”, declarou o governador Paulo Dantas, sobre o impacto positivo que investir recursos e esforços na luta contra o crime organizado.

A solenidade de inauguração contou com a presença do ministro de Estado da Segurança Pública, Ricardo Lewandowiski, que reforçou o compromisso do Governo Federal em apoiar iniciativas que fortaleçam a segurança pública em todo o país. “Crime se combate não só com a força bruta, mas com inteligência e tecnologia. Então esse será o objetivo do nosso Ministério, investir na estrutura e na tecnologia”, ressaltou.

O encontro também contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas; do senador Renan Calheiros; do deputado federal Rafael Brito; do deputado estadual José Wanderley; secretários de Estado e integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

CISP BENEDITO BENTES

O novo espaço vai abrigar a sede da Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil. O deferencial desta unidade é o espaço reservado à Ordem dos Advogados do Brasil e a Sala Lilás, destinada a mulher vítima de violência e crianças. O novo Cisp é o segundo da categoria três entregue pelo Governo do Estado, o primeiro fica localizado no bairro Trapiche da Barra. Além disso, o estado possui outros 52 Centros Integrados instalados em 51 municípios alagoanos. Do total, são 44 do tipo 1 e oito do tipo 2.

Em três mil metros quadrados de área construída, o complexo terá um total de treze salas: uma delas para assepsia, quinze alojamentos, banheiros, celas, solários, central de operações, refeitório, quadra esportiva, gerador e estacionamento.

“Segurança pública não é feita por apenas um órgão. Pra ser efetiva, ela tem que ser feita de maneira integrada. E aqui nesse espaço temos isso, a união de todas as forças”, explica o delegado diretor da Dracco, Igor Diego.

TCE \ ASCOM