A Tv Cidadã Alagoas, emissora diretamente ligada ao Tribunal de Contas de Alagoas, ganhou espaço no Relatório de Gestão da Atricon 2022-2023. O relatório foi amplamente divulgado pela gestão do conselheiro Cézar Miola durante evento realizado em fevereiro, em Brasília, o Diálogos Atricon, que simbolizou o encerramento de gestão do conselheiro, momento em que o documento foi lançado em forma de revista: a Revista Atricon.
O informativo reúne as principais ações e projetos desenvolvidos pela entidade nos anos de 2022 e 2023, e está dividido em 10 capítulos que abordam áreas de atuação da associação, como projetos, eventos, atividades de orientação, atuação no Congresso Nacional, além de entrevistas e de artigos de opinião. A Tv Cidadã figura na categoria comunicação, na página 118 da Revista Atricon, disponível no link a seguir: https://atricon.org.br/3d-flip-book/revista-relatorio-de-gestao-2022-2023/ .
A emissora teve sua atuação reconhecida e divulgada no informativo por meio de matéria jornalística com as principais coberturas e alcances do trabalho desempenhado.
Recentemente, o presidente e vice-presidente da Atricon, conselheiros Edilson Silva e Cézar Miola (Relações Político-Institucionais) entregaram o Relatório de Gestão da Atricon 2022-2023 ao ministro Luis Roberto Barroso (presidente do Conselho Nacional de Justiça).

Leia a publicação da matéria na íntegra:

Tv Cidadã e Atricon, uma integração total

A TV Cidadã Alagoas é uma emissora de televisão que está no ar graças a um convênio firmado em 2016 entre o Tribunal de Contas de Alagoas e o Senado Federal. O convênio viabiliza os canais: 35.1 que leva ao ar a TV Senado, 35.3 que transmite a TV Câmara e tem a seu encargo e para seu uso exclusivo, e o canal 35.2 que transmite a nossa TV Cidadã.
Em canal aberto, a TV atinge toda a região metropolitana de Maceió, além do streaming, sem limite geográfico, que transmite sua programação ao vivo para o mundo desde 2021, e possui uma média de um milhão de visualizações por mês através do link disponibilizado no site oficial do TCE/AL.
Dentre as principais missões da TV, está a ampla divulgação das ações do sistema tribunais de contas de todo país, através de matérias jornalísticas, com o intuito de aproximar o cidadão ao trabalho de fiscalização do dinheiro público empregado nos serviços ofertados pelo poder executivo à população. E para fortalecer esse trabalho de facilitar o acesso do cidadão às ações das cortes de contas, a Tv Cidadã criou o Jornal Atricon, uma parceria da emissora com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.
O informativo foi criado em 2019, na gestão do então presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira (2020-2021), tendo continuidade na gestão do presidente da entidade para o biênio 2022-2023, conselheiro Cezar Miola. O jornal reúne matérias jornalísticas a respeito das ações das cortes de contas de todo país e que tratam de iniciativas como auditorias, capacitações, atuação das escolas de contas, assim como ações relacionadas à transparência pública, dentre outros temas intimamente ligados às atribuições das cortes.
Até este mês de fevereiro de 2024, já foram ao ar 55 edições do jornal na emissora, material disponibilizado sempre no Youtube, e no site oficial da Atricon. As coberturas jornalísticas especiais de grandes eventos do sistema totalizam 8; como o I, II e III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que aconteceram em Foz do Iguaçu, João Pessoa e Fortaleza; o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, no Rio de Janeiro; o I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, em Florianópolis; o VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, em Salvador; o Diálogos Atricon, em Brasília; além de importantes posses, como do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luis Roberto Barroso, que contou com presença de membros das cortes de contas, e da nova mesa diretora da Atricon, que tem na presidência para o biênio 2024-2025, o conselheiro Edilson Silva, ambas em Brasília.
A TV Cidadã segue sob a gestão do diretor de comunicação do TCE/AL Geraldo Câmara, e do diretor-adjunto de comunicação, o jornalista Valtenor Leôncio, que está também no comando das reportagens especiais ao lado da jornalista Bárbara Tenório, apresentadora do informativo, sempre com imagens e edição de Fábio Novaes.
O trabalho da TV Cidadã rendeu um espaço de destaque no 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas. A iniciativa, identificada como boa prática no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) de 2022, foi apresentada durante o segundo dia do Labs’Tcs, que aconteceu em Cuiabá, pelo jornalista e diretor-adjunto de comunicação do TCE/AL, Valtenor Leôncio, e o então presidente da corte de contas alagoana, conselheiro Otávio Lessa.
Destaque também para o número de parcerias firmadas com órgãos, como: Tribunal de Contas da União, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Governo de Estado de Alagoas, Câmara de Vereadores de Maceió e Tribunal de Justiça de Alagoas.

TCE \ ASCOM