A partir desta segunda-feira (2) até o dia 23 de outubro, todas as estações de gás natural canalizado em operação serão inspecionadas por meio da Pesquisa Anual de Vazamento realizada pela Gás de Alagoas S.A. (Algás). A iniciativa se dará com o acompanhamento dos técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal).

Unidades dos segmentos residenciais e comerciais foram selecionadas por amostragem pela Arsal e também serão inspecionadas.

A inspeção ocorre em 90 unidades, divididas entre residenciais e comerciais, além de 72 estações, sendo Estações de Transferência de Custódia (ETCs), Estações de Regulagem de Pressão (ERPs) e Estações de Regulagem de Pressão e Medição (ERPMs), instaladas em Maceió, Santa Luzia do Norte, Pilar, Atalaia, Rio Largo, Messias, Marechal Deodoro, São Sebastião, Penedo e Arapiraca.

“Nesses dezesseis anos em que a pesquisa é realizada, todos os vazamentos encontrados foram de baixa gravidade. Nosso papel como Agência Reguladora é garantir que os usuários do gás natural canalizado tenham um serviço seguro e de qualidade. Essa atividade é uma das mais importantes ações da Arsal”, explica Camilla Ferraz, presidente da Arsal.

A Pesquisa de Vazamento foi instituída pela Agência como procedimento preventivo, que tem o intuito de rastrear e sanar possíveis vazamentos detectados na rede de distribuição, contribuindo para a integridade e continuidade operacional do sistema de gás canalizado.

“Durante a pesquisa são utilizados equipamentos específicos para testar todos os pontos de possíveis vazamentos e, caso algum seja identificado, é avaliada a concentração de gás vazado e realizado os reparos necessários para corrigir o problema”, explicou Edvaldo Nascimento, diretor executivo da Arsal.

POR: TRIBUNA HOJE

Foto: Ascom Arsal