A data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, dia 20 de novembro, agora é feriado nacional e, neste ano, cairá em uma quarta-feira (20). Em Alagoas, já era feriado estadual desde 1995, mas a data foi estendida para todo o Brasil em dezembro de 2023, após decreto presidencial.
O dia faz referência à morte de Zumbi em 1695. Ele foi responsável pelo comando da resistência de diversos negros contra a escravidão no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, no interior de Alagoas. Zumbi enfrentou as forças coloniais por 15 anos, foi capturado, degolado e teve sua cabeça exposta na Praça do Carmo, em Pernambuco.
A data foi reconhecida oficialmente em 2011, quando a ex-presidente Dilma Rousseff decretou 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, mas não foi definida como feriado nacional. A pausa no dia 20 de novembro dependia dos decretos estaduais e era concedida em apenas seis estados brasileiros, sendo eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
Apenas em 21 de dezembro de 2023, a data foi reconhecida oficialmente como feriado em todo o território nacional. Dessa forma, em 2024, o Dia da Consciência Negra será comemorado com folga, pela primeira vez, em todos os estados do país.
Confira o que abre e fecha em Alagoas durante o feriado:
– Bancos
As agências bancárias estarão fechadas e retomarão os atendimentos na quinta-feira (21).
– Previdência Social
Nenhuma das unidades funcionará, mas os atendimentos eletrônicos estarão disponíveis pelo telefone 135.
– Serviços públicos
As repartições municipais, estaduais e federais não funcionarão.
– Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública
Os órgãos terão suas atividades suspensas e retornarão na quinta-feira (21).
– Comércio
A Aliança Comercial informou que as lojas do Centro de Maceió funcionarão das 8h às 18h. Já os shoppings funcionarão em horário normal.
Os serviços essenciais, como segurança, saúde, transporte e comunicações, funcionarão normalmente.
CADA MINUTO
FOTO: GOOGLE