Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (7) a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município de Maceió, localizada na região do Flexal, importante equipamento de atenção primária à saúde previsto no Projeto Flexais. A unidade já começa a realizar os primeiros atendimentos a partir do próximo dia 9 de abril. O funcionamento será das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Embora classificada como UBS tipo 1, a nova estrutura possui amplas salas e está equipada para comportar equipes de saúde em padrão tipo 2, oferecendo atendimento a pessoas de todas as faixas etárias – de recém-nascidos a idosos. O espaço conta com consultórios médicos e odontológicos, salas de vacinação, curativos, procedimentos, triagem, atividades coletivas, além de farmácia com dispensação via sistema e prontuário eletrônico.
A unidade também se destaca por sua estrutura moderna e acessível: banheiros adaptados, construção em steel frame, paredes com isolamento acústico e térmico, e é a primeira UBS do município com sistema de ar-condicionado central que climatiza inclusive os corredores. O ambiente acolhedor começa já na recepção, com salas mobiliadas e preparadas para o conforto dos usuários.
Com a inauguração, duas equipes de Saúde da Família que estavam na UBS Bebedouro, assim como a equipe de saúde que atuava no Espaço Flexal, passam a ser realocadas para atuar na nova unidade.
A entrega da UBS do Flexal contou com a presença das procuradoras da República Júlia Cadete e Roberta Bomfim, representantes do Ministério Público Federal (MPF), além do defensor público federal Diego Alves, da Defensoria Pública da União (DPU), e do promotor de Justiça Jorge Dória, do Ministério Público de Alagoas (MP/AL). As instituições acompanham de perto a implementação das ações previstas no Projeto Flexais, no contexto do Caso Braskem.
O Projeto Flexais foi concebido a partir de compromissos assumidos pela Braskem e pelo Município de Maceió perante o MPF, o MP/AL e a DPU, com o objetivo de devolver equipamentos públicos e serviços essenciais para a região, além de promover o desenvolvimento sustentável da localidade. Entre as ações previstas estão obras de requalificação viária, iluminação pública, construção de centro comercial e feira, centro de apoio aos pescadores, espaços de lazer e a implantação de diversos serviços gratuitos à comunidade.
A entrega da unidade reforça o sentimento de esperança da comunidade local. Durante a inauguração, a comunidade se fez presente e expressou gratidão pela nova estrutura, destacando os consultórios odontológicos como uma das maiores conquistas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a nova UBS está apta a atender não apenas os moradores do Flexal, mas também outras comunidades próximas, contribuindo para a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.
O MPF, a DPU e o MP/AL continuarão monitorando as ações previstas no Projeto Flexais, garantindo o cumprimento dos acordos firmados e a efetiva proteção dos direitos da população atingida. A atuação conjunta das instituições tem sido fundamental para garantir que os compromissos assumidos sejam traduzidos em benefícios concretos para a população.
CADA MINUTO
FOTO: GOOGLE