width=

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) descartou qualquer possibilidade de aliança com o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) nas eleições de 2026. Segundo a colunista Andreza Matais, do portal Metrópoles, o emedebista afirmou categoricamente que não há chance de apoio ao ex-presidente da Câmara.

“Sem chance de apoiar o Lira. Ele prejudica os interesses de Alagoas. Transformou a eleição passada numa carnificina”, declarou à jornalista.

A fala de Renan enfraquece articulações que vinham sendo feitas por aliados do governo federal para formar uma chapa que unisse as duas lideranças alagoanas na disputa pelo Senado.

De acordo com Matais, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria tentado aproximar os dois. “O presidente até tentou fazer dois eventos conosco, mas eu só fui a um. Me senti mal, constrangido de estar ali com ele (Lira) no palanque”, afirmou o senador.

Nos bastidores, a estratégia desejada por Lira envolvia a retirada do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), da disputa ao governo estadual em 2026. Isso abriria caminho para o prefeito de Maceió, JHC (PL), concorrer ao Executivo estadual, deixando Lira livre para tentar uma das duas vagas ao Senado — a outra seria disputada por Renan pai.

No entanto, o senador alagoano diz não depender de alianças para renovar seu mandato. Ele está no terceiro mandato consecutivo e, segundo a colunista, tem repetido que não precisa de Arthur Lira para conquistar o quarto. Renan Calheiros está no Senado há 24 anos — cada mandato tem duração de oito anos.

Fonte – Cada Minuto

POR: POLÍTICA ALAGOANA

FOTO: GOOGLE