O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), anunciou nessa segunda-feira (27) que solicitará a convocação do senador Weverton Rocha (PDT-MA) e do deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) para prestarem esclarecimentos à comissão. Ambos os parlamentares foram citados em trechos das investigações sobre o esquema de descontos ilegais em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social.
Segundo informações reveladas pelo colunista Tácio Lorran, do Metrópoles, nomes ligados ao gabinete de Weverton apareceram em documentos investigados pela Polícia Federal (PF). O empresário Gustavo Marques Gaspar, homem de confiança do senador, assinou um documento que concedia poderes ao consultor Rubens Oliveira Costa, apontado pela PF como o “carregador de mala” do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS. Além disso, Weverton teria utilizado o mesmo jatinho que o lobista em viagens recentes.
Já o deputado Euclydes Pettersen é citado por ter vendido uma aeronave a Vinicius Ramos da Cruz, presidente do Instituto Terra e Trabalho (ITT), uma das ONGs parceiras da Conafer, entidade investigada por envolvimento na chamada “Farra do INSS”. A transação teria ocorrido logo após o parlamentar liberar R$ 2,5 milhões em emendas para o instituto.
Alfredo Gaspar afirmou que pretende aprofundar as apurações e garantir que todos os citados expliquem suas relações com os investigados. “A CPMI precisa ouvir quem teve qualquer vínculo com o esquema para esclarecer a verdade dos fatos”, disse o relator.
POR: POLÍTICA ALAGOANA
FOTO: GOOGLE















