width=

A Sprite anuncia adesão e parceria com o programa nacional Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, para a realização de um calendário de ações de limpeza de rios, praias e lagoas em 11 cidades brasileiras, em todas as regiões do Brasil. Serão realizadas 30 ações ao longo do ano e contam com o apoio e parceria de Andina, FEMSA, Brasal e Solar, fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil.

Nas cidades que recebem a ação de limpeza, é organizada uma mobilização de voluntários para uma manhã de sensibilização ambiental e coleta de resíduos. Em cada um dos locais, Sprite e o Blue Keepers se unem para apoiar, fortalecer e dar visibilidade às iniciativas e ONGs locais que já atuam e possuem um histórico na limpeza de rios, praias e lagoas. Entre as instituições que participam deste programa nacional, o Instituto Limpa Brasil estará em seu segundo ano promovendo ações em Recife e, pela primeira vez, em Maceió.

Essa é mais uma iniciativa da The Coca-Cola Company que reforça o compromisso da empresa para um Mundo sem Resíduos. “Desde 2018, nós da Coca-Cola assumimos globalmente o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado, além de contribuir para a coleta, reciclagem e/ou retornabilidade de 100% das embalagens que colocamos no mercado até 2030.” afirma Silmara Olivio, Líder de Relações Corporativas Brasil e Cone Sul da Coca-Cola América Latina.

A primeira ação de limpeza em Maceió será liderada localmente pelo Instituto Limpa Brasil e acontecerá no próximo dia 20, sábado, a partir das 9h com concentração na Av. Silvio Carlos Viana, 1731 (em frente ao Janga), Praia de Ponta Verde em Maceió/AL. A ação de limpeza será aberta ao público local devendo apenas confirmar a participação com uma inscrição simples através do link do Limpa Brasil.

A ação conta com o apoio da Solar Coca-Cola e da Uninassau, entre outros parceiros locais. Além do mutirão de limpeza haverá um ecoponto para descarte de embalagens plásticas, arrecadação de roupas e alimentos não perecíveis e uma tenda de limpeza mental organizada pelos alunos de fisioterapia da Uninassau.

Mundo sem resíduos

As iniciativas de ESG da Coca-Cola estão focadas em três grandes frentes: Economia Circular, Preservação e Acesso à Água e Empoderamento Econômico. Em cada um destes pilares a companhia apresenta compromissos, metas, avanços e programas ambiciosos alinhados e que visam contribuir de forma sinérgica e efetiva para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

“Desde a década de 90 realizamos programas e iniciativas de grande escala para a coleta, reciclagem e circularidade de nossas embalagens que vão desde a ampliação de nossa linha de retornáveis (que hoje representam 34% das vendas na América Latina) até programas como “Reciclar pelo Brasil”, “Recicla Solar” e “SustentaPet”, iniciativas de fomento e apoio à reciclagem que juntas envolvem e apoiam diretamente mais de 300 organizações e cooperativas em 160 cidades brasileiras contribuindo para a coleta e reciclagem de mais de 70 mil toneladas de embalagens PET pós consumo anualmente. Neste sentido, a iniciativa com Sprite, Blue Keepers e o Pacto Global na prevenção e combate à poluição em rios e oceanos se conecta à estas iniciativas e programas na medida em que também sensibiliza e engaja cidadãos e consumidores a destinar corretamente as embalagens utilizadas contribuindo para sua circularidade” comenta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

Um exemplo prático dessas iniciativas é a mudança recente na embalagem de Sprite, que passou de verde para transparente, facilitando o processo de reciclagem das garrafas PET e reduzindo o resíduo plástico globalmente, já que o valor de mercado do recipiente transparente é 25% maior do que o colorido. Isso promove maior circularidade dos produtos nessa cadeia em prol da sustentabilidade.

Sobre o Blue Keepers

O Blue Keepers é uma programa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar.

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, acesse a página institucional.

O Pacto Global da ONU – Rede Brasil

Foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2.100 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website emwww.pactoglobal.org.br

Sobre a The Coca-Cola Company

The Coca-Cola® Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em www.coca-colacompany.com e siga-nos no X,Instagram,Facebook e LinkedIn.

Sobre o Instituto Limpa Brasil

O Instituto Limpa Brasil, fundado em 2010 pela empresa Atitude Brasil, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão: Promover educação e mobilização pública, de forma democrática e inclusiva, para erradicar o descarte inadequado dos resíduos restaurando o meio ambiente, construindo uma cultura de reciclagem, consumo consciente, produções responsáveis, economia circular, gerando renda para catadores de materiais recicláveis.

O Instituto Limpa Brasil é o representante oficial no Brasil do Let´s do It! maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos que já atraiu mais de 90 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 191 países. Saiba mais em www.limpabrasil.org e seiga-nos no Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn.

TRIBUNA HOJE \ Por Assessoria

Foto: Limpa Brasil