A atuação parlamentar do senador Fernando Collor de Mello (Pros) garantiu junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a liberação de cerca de R$ 5 milhões para a restauração da Igreja de Bom Jesus dos Martírios, localizada em Maceió. A última grande reforma é da década de 80.

Há anos, o prédio da Igreja de Bom Jesus dos Martírios vem sofrendo com a ação do tempo, rachaduras na fachada, pedaços da estrutura que podem se soltar no meio da rua, e o altar apresenta problemas em sua estrutura. “É motivo de alegria constatar que o esforço realizado se converte em resultado positivo. Esse patrimônio histórico será restaurado em boa hora”, expôs Collor.

Essa não é a primeira igreja que o trabalho de Collor em Brasília assegura a restauração de um patrimônio histórico. Entre os prédios históricos que já foram recuperadas pela atuação parlamentar estão a Igreja dos Remédios, em Coqueiro Seco, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora dos Prazeres, a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Coqueiro Seco, a Igreja Nossa Senhora do Ó, em Ipioca, e o Centro Arquidiocesano de Cultura e Artes Dom Santino Coutinho, em Maceió.

O tempo de restauração é estimado em 18 meses. Desde o ano de 2013, o gabinete do senador Collor e o Iphan trabalharam de forma conjunta para a consolidação do projeto e, agora, o empenho resultou na liberação de recursos federais para as obras. A igreja já é tombada pelo Estado e município. Os técnicos do órgão informaram que está em andamento o tombamento federal.

De acordo com o Iphan, o prédio, que já sofreu algumas reformas ao longo de décadas, guarda quase integralmente seu traçado de planta e fachadas. A riqueza da azulejaria, tanto do revestimento externo, como dos painéis existentes na capela-mor, e os rodapés que percorrem todas as paredes laterais justificam a importância desse templo.

“A igreja, construída ao longo de duas décadas, apresenta uma fachada eclética onde é possível observar tendências do neoclássico aliada aos arcos em ogivas de influência do gótico e torres com influência mourisca trabalhadas em azulejaria. Tal arranjo só é encontrado neste templo em todo o Nordeste”, expôs o Iphan.

GAZETAWEB.COM