A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), registrou mais dois furtos de cabos de fios de cobre na capital esta semana. Os casos aconteceram na Praça Ganga Zumba, na Cruz das Almas, e no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca.

Foram furtados 600 metros de cabos da via principal que corta o Corredor Vera Arruda. Em Cruz das Almas, foram levados mil metros. A Sima ainda calcula o valor do prejuízo dos dois furtos.

De acordo com o superintendente municipal de Iluminação Pública, Frederico Lins, o prejuízo com os furtos é um dano social à população e ultrapassa a substituição dos cabos. “Toda vez que isso ocorre, temos que repor mais do que cabos, pois curtos-circuitos são causados quando puxam a fiação e sobrecarregam o sistema elétrico, queimando lâmpadas, reatores e luminárias de LED”, disse.

Neste ano de 2018, os furtos de cabos de fios de cobre bateram recorde. Até o momento, foram registrados mais de 16 mil metros levados por criminosos. “A Sima tem trabalhando para combater isso, todo furto procuramos registrar o Boletim de Ocorrência, pedimos o apoio da população e dos órgãos de segurança. Esse prejuízo não é só da Prefeitura é de toda a população”, acrescentou Lins.

Denúncias podem ser feitas por telefone ou aplicativo

Frederico Lins reforça os canais disponibilizados pela Sima para denunciar a falta de iluminação na capital alagoana, como o Disque Luz (0800 031 9055), o site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br/disqueluz) ou o aplicativo Cidade Iluminada (disponível no Google Play e na Apple Store).

ALAGOAS 24 HORAS