O projeto Relix, que discute sustentabilidade através da educação, arte e tecnologia, chega ao momento de sua grande homenagem às catadoras de lixo: a exposição RELIXX A Força Cromossômica Feminina Por Uma Vida Sustentável. Com retratos de catadoras de dois estados – Alagoas e Pernambuco, a exposição entra nas casas e no mundo dessas mulheres que tanto contribuem com a reciclagem.

A exposição fica em cartaz no Espaço Pierre Chalita (Pça Manuel Duarte) até o dia 23 de dezembro. Idealizada por Lina Rosa Vieira e Sérgio Xavier, o projeto Relix tem patrocínio do Sesi Alagoas.

“Se o concretista escreveu ‘lixo’ com a repetição do ‘luxo’, essas mulheres escreveram ‘luxo’ com a repetição do que encontraram no lixo. Quando o Relix surgiu, uma das inquietações era retirar da invisibilidade social mulheres fortes e tão importantes para a cadeia sustentável do nosso estado: catadoras cheias de histórias e sonhos, mas que vivem uma realidade bruta para sustentarem suas famílias”, observa Lina Rosa Vieira, idealizadora do projeto Relix, da exposição e que também assina os textos da montagem. As fotografias são dos renomados Beto Figueiroa e Helder Ferrer, ambos pernambucanos.

As personagens compõem a exposição junto com suas histórias de luta, sempre amparadas pela coleta seletiva. Mulheres como Ada, 27 anos, que chegou ao lixão bebê, junto com a mãe Silvania. Moram na mesma casa e criam a família juntas do sustento do lixão. O pai está preso e a energia da casa é forte e feminina. Ada é vaidosa e tem orgulho do que acha e recicla. “Adoro minhas pratas, não vendo nadinha. Às vezes a gente achava tudo organizadinho, dentro de uma bolsinha, parece que a pessoa já botava no lixo pra alguém achar mesmo”, relata.

Ijanete, depois que o Relix passou por Maceió, ficou cada vez mais empoderada e, de catadora independente, virou associada de uma cooperativa e melhorou seu ofício: “Eu catava latinhas na rua, com as crianças, para sobreviver. Hoje, é meu sustento e tenho muito orgulho do meu trabalho”.

Além da exposição, o projeto segue com sua temporada de espetáculos nas escolas e indústrias de Alagoas. Em cena, teatro de formas animadas, seis atores e muita música para contar de forma lúdica e educativa uma história sobre pessoas comuns que se tornam heróis da sustentabilidade, despertando o interesse das crianças e jovens pelo tema.

por Agência Alagoas