O Mundial de Clubes começa nesta quarta-feira, com o Real Madrid em busca de seu terceiro título seguido – o quarto em cinco anos, o sétimo na história. Tais feitos seriam inéditos, mas seis clubes estão nos Emirados Árabes para tentar quebrar essa soberania, são eles: River Plate, Chivas, Espérance, Kashima, Team Wellington e Al Ain.

Para isso, contam com o fato de encontrar pelo caminho o gigante europeu enfraquecido pelas recentes saídas de Zidane e Cristiano Ronaldo – não é à toa que ocupa apenas a quarta colocação no Campeonato Espanhol, com cinco derrotas em 15 jogos (incluindo a goleada por 5 a 1 do Barcelona que custou o cargo de Lopetegui).

Confira abaixo os classificados

Team Wellington e Al Ain abrem o torneio nesta quarta-feira às 13h30 e, quem vencer essa fase preliminar, encara o Espérance – sendo que o vencedor terá pela frente o River Plate numa das semifinais. Do outro lado da chave, Kashima Antlers, de Zico, e Chivas se enfrentam para saber quem enfrentará o campeão europeu Real Madrid.

O SporTV transmite ao vivo e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real o duelo de abertura do Mundial de Clubes nesta quarta-feira.

A primeira parte da competição será em Al Ain, enquanto os três últimos jogos (semifinal do Real Madrid, além de disputa de terceiro lugar e final) serão disputados em Abu Dhabi. Leia abaixo mais sobre os sete times da competição.

Real Madrid

  • Destaques

Apesar das recentes saídas de Zidane e Cristiano Ronaldo, as duas principais referências do clube na década, o Real Madrid ainda é o… Real Madrid. Muito além da camisa, teve sete indicados entre os 30 concorrentes à Bola de Ouro: Bale, Benzema, Isco, Marcelo, Sergio Ramos, Varane, além de Modric, o vencedor (tanto do prêmio da revista francesa, quando do The Best da Fifa).

O elenco ainda conta com nomes como Courtois, Casemiro e Kroos, titulares em quase todas as equipes do mundo, e jovens valores como Asensio, Lucas Vazquez e Vinicius Junior. Ou seja, deveria dispensar apresentações.

  • Técnico

Um dos coadjuvantes da geração de galácticos da década passada, o argentino Santiago Solari subiu do Real B para o time principal com a demissão de Julen Lopetegui em outubro.

  • Histórico no torneio

É a décima participação, a quinta desde que a competição foi incorporada à Fifa. São seis títulos (1960, 1998, 2002, 2014, 2016 e 2017) e dois vices até aqui – teve ainda a quarta colocação no Mundial de 2000, no Brasil. O Peñarol, em 1966, e o Boca Juniors, em 2000, foram os únicos sul-americanos até hoje a levarem a melhor em uma decisão diante dos maiores campeões europeus.

  • Brasileiros

Casemiro, Marcelo e Vinicius Junior. Os dois primeiros participaram do recente bicampeonato mundial como titulares (sendo que o lateral-esquerdo ainda esteve na conquista em 2014), enquanto o jovem de 18 anos disputará a competição pela primeira vez.

River Plate

  • Destaques

Campeão com autoridade da Libertadores, o River chega em alta ao Mundial dias após vencer com justiça seu maior rival no Superclássico mais importante da história. Os papéis de heróis do título ficaram bem guardados com Pratto e a Quintero, mas a equipe tem também outros destaques, casos de Pity Martínez (de saída da equipe) e Armani. É o principal candidato a evitar o tricampeonato seguido do Real Madrid.

  • Técnico

Possivelmente o maior técnico da história do River Plate, Gallardo participou de três dos quatro títulos de Libertadores do clube. O primeiro como camisa 10 da equipe campeã em 1996 e os dois últimos como treinador.

  • Histórico no torneio

Será a quarta participação no Mundial, a segunda desde que o torneio recebeu a chancela da Fifa. O único título veio na primeira tentativa, com vitória por 1 a 0 sobre o Steaua Bucuresti em 1986. Dez anos depois o placar se repetiu, mas quem levou a vitória dessa vez foi a Juventus. Na terceira chance, já no atual formato, o River venceu o Sanfrecce Hiroshima, do Japão, por 1 a 0 na semifinal, mas perdeu a decisão para o Barcelona por 3 a 0.

  • Brasileiros

Não tem.

Confira a lista de inscritos do River Plate para a competição

Kashima Antlers

  • Destaques

Agora sob o comando de Go Oiwa, antigo assistente técnico, o Kashima foi transformado em uma equipe mais resiliente do que já foi no passado, adotando também um estilo de jogo mais equilibrado. Atrás, Kwoun Suntae, um veterano que jogou o Mundial de Clubes de 2006, forma uma defesa de peso com Gen Shoji, que defendeu o Japão na Copa da Rússia. Na linha ofensiva, destaque para o brasileiro Serginho, o principal atacante da equipe na competição continental, com cinco gols.

  • Técnico

O japonês Go Oiwa passou seis anos como auxiliar até que, em maio de 2017, foi convidado para assumir a vaga de Masatada Ishii e conduzir o time ao inédito título continental.

  • Histórico no torneio

É a segunda participação, a primeira como campeão continental. Na primeira, foi como representante do país-sede, por conta do título japonês, e quase levou o título, parando apenas na prorrogação da decisão para o Real Madrid.

  • Brasileiros

Léo Silva (volante, ex-Botafogo e Cruzeiro), Leandro (atacante, ex-Grêmio e Palmeiras) e Serginho (meia, ex-Santos e América-MG).

Confira a lista de inscritos do Kashima Antlers para a competição

Espérance de Tunis

  • Destaques

O representante africano depende muito do atacante Anice Badri, que defendeu a Tunísia na Copa de 2018 e foi o artilheiro da Liga dos Campeões da África com oito gols. Ele uma forte dupla de ataque com Mohamed Belailli. Além deles, a equipe conta com uma combinação de jogadores experientes, como o goleiro da seleção local Moez Ben Cherifia, com jovens talentosos, como os meias Ghaylen Chaaleli e Saad Bguir.

  • Técnico

O tunisiano Moine Chaâbani assumiu a equipe entre as duas semifinais da Champions da África contra o Primeiro de Agosto. Ele era o auxiliar de Khalid Ben Yahya e foi efetivado em outubro.

  • Histórico no torneio

É a segunda participação no torneio. Na primeira, em 2011, se classificou após vencer o título da Liga dos Campeões da África, mas caiu na estreia do Mundial, ao perder para o Al-Sadd, do Catar, por 2 a 1.

  • Brasileiros

Não tem.

Chivas

  • Destaques

Com um elenco jovem, construiu uma fama de praticar um futebol dinâmico e atraente no México, apesar de na atual temporada ter adotado um estilo mais equilibrado, com mais força defensiva. Isaac Brizuela e Orbelin Pineda assumiram a responsabilidade em um ataque empobrecido pela saída de alguns destaques na janela do meio do ano, enquanto o experiente Carlos Salcido, campeão olímpico em Londres, comanda a defesa aos 38 anos.

  • Técnico

O ex-jogador paraguaio José Cardozo foi chamado para substituir Matías Almeyda após fazer carreira como técnico por times menores do México e de seu país.

  • Histórico no torneio

Primeira participação.

  • Brasileiros

Não tem.

Confira a lista de inscritos do Chivas para a competição

Team Wellington

  • Destaques

Um time que investe na força física, o representante da Nova Zelândia é um time difícil de ser superado. Conta com uma defesa bem organizada e, muito por conta da fragilidade dos adversários, marcou incríveis 36 gols em oito jogos da campanha do título da Champions da Oceania. O atacante Angus Kilkolly, que marcou oito vezes na competição continental, e seu companheiro, o inglês Ross Allen, são os destaques.

  • Técnico

Jose Manuel Figueira nasceu na Inglaterra, se criou no futebol na Espanha e há anos trabalha na Nova Zelândia, onde é também o técnico da equipe sub-17 da seleção nacional.

  • Histórico no torneio

Primeira participação.

  • Brasileiros

Não tem.

Confira a lista de inscritos do Team Wellington para a competição

Al Ain

  • Destaques

O atacante sueco Marcus Berg, ex-Hamburgo e Panathinaikos, é o principal nome da equipe e foi o artilheiro dos Emirados Árabes na última temporada, com 25 gols. Entre os outros destaques, há o goleiro Khalid Eisa, destaque em sua posição na liga local, e o meia egípcio Hussein El Shahat, cuja missão será preencher a lacuna deixada por Omar Abdulrahman, agora no Al Hilal, da Arábia Saudita.

  • Técnico

Campeão nacional três vezes com o Dínamo Zagreb, o croata Zoran Mamic foi contratado em fevereiro de 2017 para substituir Zlatko Dalic no cargo.

  • Histórico no torneio

Primeira participação.

  • Brasileiros

Natural de São Paulo, o meia-atacante Caio atuou nas divisões de base de times paulistas (América de Araçatuba e São Paulo) e estreou profissionalmente pelo Kashima Antlers, em 2014.

GLOBO.COM