Os preparativos para mais um ano dos festejos de Santa Maria Madalena seguem com tudo em União dos Palmares. Tradição que se mantém integrada ao calendário do município há quase duas décadas, é uma das maiores atratividades religiosa e artísticas de toda a Zona da Mata Alagoana. Para recepcionar os eventos, a Prefeitura vem realizando reparos estruturais na praça Basiliano Sarmento, que é palco de grande maioria da programação. 
Entre as melhorias da revitalização da praça, a Secretaria de Infraestrutura reformou os banheiros, alvo frequente de reclamação em anos anteriores, para proporcionar mais higiene, fez recuperação de calçamento, pintura de corrimãos e do piso da praça, que está sendo concluído pela equipe do secretário Junior Menezes. Houve também mudanças na iluminação do local, o superintende responsável, Carlos Basílio (Macarrão), implantou lâmpadas de led nos postes laterais. 
Quanto mais, melhor. 
Kil de Freitas, prefeito do município, define que os festejos, além de toda importância religiosa e afetiva que têm para os palmarinos, são de grande potencial turístico e atraem fiéis e turistas de diversos lugares do estado. “Não poderíamos deixar de dar um suporte que não fosse à altura do prestígio que esse evento tem em toda a região. Junta toda a sociedade palmarina e ainda nos traz visitantes de todo canto. Isso aquece demais a economia, nosso comércio”, disse o gestor. 
Na programação artística, a Prefeitura aposta tanto em atrações de peso nacional como na valorização de artistas da terra, patrocinando os shows de, respectivamente, Wallas Arrais, Garota Sertaneja e Roberto Almeira, dia 1 de fevereiro, e Dorgival Dantas, Caio Baía e Pitu – O Rei de Farra no último dia de festa, 2 de fevereiro. Para impulsionar o turismo, Kil inclusive já deu aval para a veiculação de outdoors em pontos estratégicos da capital alagoana, Maceió, disponíveis até a quarta-feira, 23. “Acredito que esse ano vamos bater recorde de público”, finaliza. 
Tradição que se renova anos após ano.
Kil acompanhou a abertura oficial dos festejos, a procissão do mastro, ao lado do deputado federal Isnaldo Bulhões, no último domingo, 20. Milhares de fiéis estavam presentes na procissão, que fez o tradicional percurso por ruas e avenidas da cidade até a igreja matriz Santa Maria Madalena, quando os fiéis conduziram um mastro até ser erguido no destino final.
Confira a programação completa de 23/01 à 02/02 (Praça Basiliano Sarmento)
Religiosa:
23/01 – Missa solene de abertura da festa – 19h
Procissão luminosa da bandeira
24/01 a 01/02 – Novenário – 19h30
27/01 – Leilão de gado – 14h
02/01 – Missa solene – 09h
Procissão solene – 16h
03/01 – Celebração eucarística – 19h
Descerramento da bandeira
Musical:
24/01 – Gil de Sá e Forrozão das Antigas
25/01 – Jarbas Leite e Banda Hébanos
26/01 – Caio e Hugo, Missinho e Banda O Disco
27/01 – Netinho Talismã e Banda Time Machine
28/01 – Balanço.com e Cordeiro e Banda Chão Batido
29/01 – Thiago Correia e Banda Tuareg’s
30/01 – Marlon Rossy e Eduardo Pollozi
31/01 – Tyko Black e Banda Contagio Tropical
01/02 – Roberto Almeida, Garota Sertaneja e Wallas Arrais
02/02 – Pitu Rei da Farra, Caio Baía e Dorgival Dantas
CADA MINUTO