O número certo de repetições é tão variável como o seu plano de treino, ou pelo menos assim deveria ser. Você deve levar em conta o tamanho do grupo muscular que está trabalhando, a carga de treino que consegue aguentar, e o exercício que vai fazer.

Mas deve haver, sobretudo, alguma rotatividade no seu esquema de séries e repetições, ou então você acabará atingindo o seu objetivo inicial e não conseguirá progredir, tanto nas cargas, quanto no resultado final.

Caso queira perder gordura e as séries de 25 a 30 repetições estão acabando com a sua paciência, experimente escolher uma carga ideal para fazer apenas de 10 a 12 repetições, sendo que ao chegar à última você já deve estar sentindo a musculatura queimar. Mas, é claro, que todas as séries devem ser muito bem-feitas, privilegiando a execução.

Por outro lado, se a academia é a sua segunda casa e você já faz o tradicional 12-10-8 para hipertrofia, experimente diminuir um pouco a carga para fazer de 12 a 15 repetições quando estiver trabalhando os principais grupos musculares.

Os atletas mais avançados podem experimentar os intervalos de força desde que estejam bem-preparados e com um apoio em caso de emergência. Nesse caso, faça séries de 5 repetições em exercícios como agachamento, supino e com peso livre.

Se aumentar a sua força, conseguirá levantar mais peso em breve, pois você vai estimular com mais eficácia a hipertrofia muscular. Além disso, você também queimará mais gordura por estar trabalhando em intensidades mais elevadas.

Sport Life