O trade turístico de Alagoas, capitaneado pela Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), se reuniu no fim de semana com a bancada federal alagoana para apresentar as principais demandas do setor e pedir apoio aos parlamentares para fortalecer o turismo alagoano.

Quatro pontos primordiais que precisam da atenção dos parlamentares, tendo em vista que são pautas que passam pelo Congresso Nacional, foram apresentadas: a regulamentação do aluguel por temporada, os investimentos em promoção do destino, a melhoria da malha aérea e o saneamento básico das cidades turísticas.

O encontro reuniu o presidente da ABIH, Milton Vasconcelos, representantes do Costa dos Corais Convention, hoteleiros, donos de agências e contou com participação do senador Rodrigo Cunha e dos deputados federais Marx Beltrão, Tereza Nelma, Isnaldo Bulhões e Sérgio Toledo.

Do lado governamental estavam o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão e o representante do Governo de Alagoas, Paulo Kugelmas. O objetivo da reunião era somente um: união de forças necessária para que o turismo seja tido como um dos principais setores para o desenvolvimento econômico não só de Alagoas, mas também de todo o País.

Pela primeira vez estamos reunindo a bancada federal para estreitar estes laços, tão relevantes para o crescimento do turismo. Pautas estas que passam pelo Congresso e que muitas vezes o parlamentar não tem conhecimento do ponto de vista do trade. Por isso, este momento é tão importante”, falou.

No final do encontro a avaliação da ABIH/ AL é que o evento foi bastante positivo.

O deputado Marx Beltrão, que é o líder da bancada no Congresso e ex-ministro do Turismo, parabenizou o trade turístico pela iniciativa e ressaltou a importância de abrir o diálogo com a bancada federal. Já o senador Rodrigo Cunha também destacou em seu discurso o comprometimento da bancada com o setor turístico. Por sua vez a deputada Tereza Nelma levantou a questão do turismo acessível, pontuando um nicho de mercado que vem crescendo cada vez mais e que precisa de um olhar diferenciado.

O secretário de turismo de Maceió avaliou que o diálogo com os representantes alagoanos no governo federal é muito importante para estreitar as relações e construir um ambiente favorável onde o setor possa decolar, a partir de diretrizes legais e um investimento político-institucional.

TRIBUNA HOJE