Sob o pressão de taxistas e protesto de motoristas de aplicativos, os vereadores da Câmara de Maceió aprovaram, na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o texto do projeto de lei que versa sobre a regulamentação do transporte por aplicativo na capital. Para evitar um confronto entre as partes envolvidas, equipes da Polícia Militar de Alagoas reforçaram o policiamento na região, mas, apesar disso, não conseguiram evitar a troca de xingamento entre os profissionais que defendem seus interesses.

A matéria em questão tramitou em regime de urgência na Câmara de Maceió, sendo aprovada em duas sessões realizadas nesta quarta-feira. O relator especial da matéria, nomeado no início dos trabalhos pelo presidente Kelmman Vieira (PSDB), foi o vereador Samyr Malta, que teve três minutos para apresentar seu parecer.
Após a aprovação do texto como enviado pelo Poder Executivo, os taxistas celebraram a conquista e, agora, aguardam a sanção pelo prefeito da capital. O texto aprovado foi contestado pelos motorista de aplicativo porque prevê o pagamento de 2% de INSS e outros 2% pelo faturamento. Conforme relataram, os aplicativos já recolhem 1% que, por sua vez também gera repasse para o município.

A aprovação da matéria se deu de forma rápida na Câmara de Maceió. Em pronunciamento, o vereador Francisco Salles (PPL) ressaltou a “guerra de opiniões” entre as categorias, envolvendo os motoristas de aplicativo e taxistas.  No debate, o vereador atacou a Uber, uma das empresas de aplicativo, que teria feito uma declaração aos motoristas e usuários que, segundo ele, fez uma “ameaça de retirar-se da cidade”. Por isso, pediu uma moção de repúdio contra a empresa.

Argumentos

O taxista José Evandro de Lima contou que exerce a função há mais de 32 anos e enxerga a situação como ‘lamentável’. “É injusto ser esquecido. Temos famílias para sustentar e queremos igualdade. Não é fácil perder para carros particulares, principalmente para jovens que apenas pegam seu carro e vão ganhar seu dinheiro fácil. Não há nada que vença o serviço por aplicativo. As viagens são baixas porque não pagam impostos como nós. Os taxistas pagam impostos grandes”, criticou.

Por Marcos Rodrigues | Portal Gazetaweb.com