Com um sabor marcante, a goiaba é uma fruta típica dos países tropicais. É consumida ?in natura? e também muito utilizada em sucos, doces, geleias e xaropes. Na culinária, pode substituir o molho de tomate em algumas receitas, beneficiando principalmente quem tem problemas de saúde por conta da acidez.

Principalmente quem busca uma alimentação mais saudável deve evitar o consumo de doces produzidos com a fruta. Mas, claro, não é necessário eliminar os produtos do cardápio. O ideal é aproveitar, mas com moderação.

Benefícios

Principalmente ?in natura?, a fruta oferece diversos benefícios para a saúde. Ela é rica em vitamina C, oferecendo cerca de 80 mg em 100g. A quantidade é quase o dobro da recomendada por profissionais da área da saúde. A vitamina A também é presente na fruta.

Outra vantagem: a goiabada tem mais potássio que a banana. Este mineral ajuda na prevenção de doenças e regula o metabolismo, contribuindo ainda na saúde óssea, circulatória e nervosa. Além disso, ajuda no ganho de massa muscular.

Radicais livres

Os licopenos e outros antioxidantes presentes na goiaba ajudam a combater os radicais livres, que danificam células sadias do corpo. Com isso, ajuda na prevenção de doenças do coração e também no tratamento de câncer da próstata, pulmão, bexiga, mama, ovários, entre outros.

Estadão
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