Manchas brancas ou avermelhadas na pele, perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, sensação de formigamento, fisgadas ou dormências nas extremidades são os principais sintomas da Hanseníase, doença infectocontagiosa mais antiga do mundo e que já atingiu milhares de brasileiros. A patologia será tema de audiência pública na Câmara Municipal de Maceió na próxima quinta-feira (2), a partir das 9h, no Plenário Silvânio Barbosa, em Jaraguá. A discussão é de autoria da vereadora Ana Hora (PSD).

Somente em Alagoas, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) registrou 334 casos da doença em 2018, sendo maior que do ano anterior – onde foram contabilizados 307. A propositora da audiência destaca a importância da realização do debate sobre o assunto que ainda é desconhecido por muitos.

“A hanseníase é uma doença milenar, mais conhecida como lepra. Antigamente as pessoas que eram afetadas por esse problema precisavam ser excluídas da sociedade e até hoje ainda existe preconceito. A doença aparece como uma manchinha e muitos acabam confundindo com um simples pano branco. Por isso, devemos falar sobre o assunto para que as pessoas tenham um olhar mais atento à sua pele”.

Para a sessão pública foram convidados o Ministério Público Estadual (MPE/AL), as deputadas estadual e federal Jó Pereira (MDB) e Tereza Nelma (PSDB), as Secretarias de Saúde do município e do Estado e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

por TNH1