Em cerimônia permeada por emoções e homenagens, o acervo da Fundação Teotônio Vilela foi entregue oficialmente à Fundação Educacional Jayme de Altavila, na manhã de hoje, 28, na Biblioteca Central do CESMAC, Craveiro Costa.

O acervo, conta com livros, documentos textuais, iconográficos e tridimensionais, registro das atividades e da trajetória da vida pessoal e política do homenageado,  e foi entregue na Biblioteca Central Craveiro Costa e estará à disposição do público interessado em conhecer um pouco mais a história do Menestrel das Alagoas.

A cerimônia aconteceu justamente na data em que o Menestrel das Alagoas faria 102 anos. Filho de usineiro, nascido em Viçosa, andou o Brasil durante bom período da ditadura militar bradando pela democracia e mais especificamente pela anistia política. Pouco antes de morrer, em 1983, Teotônio Vilela ainda foi um dos nomes do movimento Diretas Já, pela aprovação de proposta de emenda à Constituição que reinstituía no Brasil as eleições diretas para presidente da República.

O Reitor do Cesmac, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho destacou a importância de Teotônio Vilela para o Estado, “com muita honra e muita alegria estou aqui hoje, pois conheci Teotônio Vilela desde a minha infância, ele não era só o político, mas também era um homem das artes e da literatura. Um homem do campo, simples, da Viçosa”.

O Vice-Reitor, Professor Dr. Douglas Apratto Tenório ressaltou que Teotônio foi e será sempre um baluarte, uma fortaleza  inexpugnável da política brasileira. ”O acervo é um orgulho para o povo alagoano. A fundação das Alagoas foi feita por alguns nomes de vulto no Brasil, entre eles está Teotônio. Ele lia muito e é com muito orgulho que recebemos esse Acervo, para os nossos alunos, para a comunidade acadêmica e para quem quiser, o Acervo está no Cesmac”.

A solenidade contou com a presença de familiares e do Ex-Governador Téo Vilela para a “Oficialização da Entrega do Acervo Teotônio Vilela”, o Menestrel das Alagoas e símbolo das Diretas Já.

Emocionado o ex-governadorTéo Vilela disse, “essa memória se torna viva porque esses sonhos de Teotônio, permanecem muito vivos, eles estão ainda, no coração dos brasileiros. Então, essa homenagem tem muitas facetas, como Teotônio, que era um homem plural, ele colocava o ouvido no chão para ouvir o milho brotar dentro da terra. Ele tinha um grande amor pela agricultura e pelos livros. Alguns desses  livros que hoje aqui estão, andaram com meu pai nos lombos dos burros, quando ele viajava e dormia embaixo das árvores, eram sua companhia. Arrojado, sonhava e conseguia fazer daquele sonho uma realidade, como um artesão trabalhando o seu barro”.

Na ocasião, foi entregue diploma de honra ao mérito para o ex-governador Téo Vilela. Estavam presentes a filha do homenageado Janice Vilela e representantes do Cesmac, tais como Dr. Estácio Valente – Conselheiro da Fejal, João Neto – Pró-Reitor de Gestão e Planejamento, Dr. Iedo Mota – Pró-Reitor Administrativo, Profa. Dra. Cláudia Medeiros – Pró-Reitora Geral acadêmica adjunta, Promotores Failde Mendonça e Givaldo Lessa, Fabiana Suruagy – Coordenadora Geral de Graduação, Giuliano Anderlini – Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria do Desterro – Coordenadora Geral de Inovação e apoio discente e Coordenadores de cursos.

TNH1.COM