Os municípios de Maceió, Barra de Santo ,Maragogi ,Porto de Pedras , Japaratinga e São Miguel dos Milagres estão entre os 158 selecionados para o novo programa de turismo que tem como meta gerar empregos em rotas estratégicas. O investimento inicial previsto do programa é de R$ 200 milhões na primeira fase.

A ideia, de acordo com o governo federal, é levar competitividade a 30 rotas turísticas estratégicas. O programa — que vai buscar integrar iniciativas pública e privada para ampliar a qualidade e competitividade do setor — é uma parceria entre o ministério, o Sebrae e a Embratur.

Os 158 Municípios que integram o primeiro grupo do programa receberão ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing e qualificação voltados para a área de turismo.

O programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e a implementação de um Mapa do Turismo Inteligente. Por meio de uma plataforma online, o mapa vai identificar e georreferenciar iniciativas inovadoras de empresas, instituições e órgãos públicos do setor de turismo nas 27 Unidades da Federação.

As ações nas rotas selecionadas devem ser organizadas em quatro linhas:

– fortalecimento da governança, por meio de agenda estratégica entre o setor público e privado

– melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco nas micro e pequenas empresas

– marketing e apoio à comercialização, com campanhas e participação em eventos estratégicos

– atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento

Com informações da Agência Brasil e do Ministério do Turismo

CADA MINUTO