Nesta sexta-feira (31), o presidente Jair Bolsonaro assinou a nomeação de Denise Pires de Carvalho como reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo em quase 100 anos de existência da instituição.. O ato da nomeação será publicado na edição de segunda-feira (3) do “Diário Oficial da União”.

Professora do Instituto de Biofísica da universidade, ela integrou a lista tríplice formada em abril após consulta eleitoral à comunidade universitária e enviada à Presidência da República.

Os outros dois integrantes da lista eram os professores Oscar Rosa Mattos, da Escola Politécnica e da Coppe-UFRJ, e Roberto dos Santos Bartholo Junior, da Coppe.

Perfil

No Instituto de Biofísica (IBCCF) da UFRJ, Denise Pires de Carvalho leciona nos cursos de graduação da área da saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia.

Médica formada pela UFRJ, tem mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo IBCCF e pós-doutorado pelo Hôpital de Bicêtre (Paris) e pelo Universitá Degli Studi di Napoli (Itália).

Ela já foi diretora e vice-diretora do IBCCF, coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ e diretora adjunta de graduação e pós-graduação.

GAZETAWEB.COM