O prefeito Rui Palmeira afirmou, na manhã desta terça-feira (11), que solicitou ao Governo Federal a autorização para que moradores do bairro do Mutange possam ocupar 750 unidades do programa Minha Casa Minha Vida que ficarão prontas no fim de julho.

Durante o lançamento do São João de Maceió, no Mercado Público do Jaraguá, o prefeito disse que a situação dos três bairros – Bebedouro, Pinheiro e Mutange – são preocupantes, mas que após a divulgação do novo mapa, o Mutange é considerado o bairro que está em situação mais grave.

“Solicitamos ao Governo Federal uma série de questões, sobretudo para a população da barreira do Mutange. Estamos aguardando essa autorização já que é uma das alternativas que pensamos”, destacou Rui.

Palmeira também disse que pediu o apoio do auxílio moraria para esses moradores. O gestor disse que o governador Renan Filho fez um contato por meio de ligação e que ainda essa semana deve sentar com ele para que a Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal possam definir ações.

Mapa divulgado

O mapa sobre as áreas de risco, divulgado pela Defesa Civil Nacional e da Defesa Civil de Maceió, apontou a necessidade de remoção dos moradores residentes em algumas áreas dos bairros de Pinheiro, Mutange e Bebedouro. O documento foi divido por setores e cores que definem cada intensidade do problema.

Conforme o mapa, as áreas amarela, laranja e vermelha do bairro Pinheiro, onde foram notificadas as primeiras evidências investigadas desde 15 de fevereiro de 2018, receberam uma recomendação de realocação de moradores, o monitoramento dos processos erosivos e dos danos e alerta.

Outro ponto que também necessita da remoção dos moradores é no bairro do Mutange, das localidades conhecidas como encosta do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas. Nestes locais os moradores serão realocados e as moradias serão removidas, já que foram classificadas como de alto risco pela CPRM.

CADA MINUTO