Quando pensamos nos grupos alimentares (frutas, legumes, verduras, carboidratos, carnes e por aí vai) logo vêm à mente comidas de diversas cores – vermelhas, amarelas, verdes, roxas, alaranjadas, marrons e pretas. Mas nenhuma delas é naturalmente azul.

Na verdade, não existem alimentos dessa cor, apenas alguns que são artificialmente pigmentados, como balas e bolos, por exemplo. No entanto, há frutas e legumes que têm um tom de roxo específico que se assemelha bastante com o azul. Quer conhecer esses alimentos azulados e seus benefícios?

Blueberry

Talvez o alimento que tem uma cor mais próxima do azul clássico. É uma fruta pequena, arroxeada e com sabor cítrico, podendo ser usada em diferentes receitas. Possui essa cor por conta das antocianinas, pigmentos responsáveis por conceder esse tom roxo-azulado da fruta.

Também conhecido como mirtilo, o blueberry é fonte de nutrientes importantes e pode ser consumido sem medo. Além de saboroso, traz forte poder antioxidante, inibindo os radicais livres e, consequentemente, combatendo problemas como o envelhecimento precoce. Por isso, ela também é chamada de ?fruta da juventude?.

Couve-roxa

Em tom de roxo mais vívido que o do blueberry (mas também se aproximando do azul e do vermelho), a couve-roxa é outro alimento para se comer no dia a dia. Também carrega substâncias antocianinas, responsáveis pela pigmentação do alimento.

A couve-roxa também é fonte de minerais importantes, tais como cálcio, potássio e ferro, assim como de vitaminas fundamentais – do complexo B (como a B9, também conhecida como ácido fólico), A, C e E.

Amora

Outra fruta que também merece destaque. Assim como o blueberry, é riquíssima em antioxidantes, de modo que ajuda muito no combate ao envelhecimento celular (a própria vitamina E tem atuação antioxidante no organismo). Ao mesmo tempo, a amora se destaca por conter os flavonoides – compostos químicos que têm ações anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante.

Dica

Existem outros alimentos azulados que podem entrar nessa lista, tais como a berinjela, o milho azul (variedade mexicana do alimento), ameixa, uva e repolho roxo. Todos eles trazem benefícios e podem ser incorporados à alimentação sem problemas.

Estadão
FOTO GOOGLE