Para um dia a dia bem formulado, é necessário seguir à risca um mesmo hábito alimentar. Isso inclui refeições nos mesmos horários. Esse costume é excelente para o nosso organismo, já que melhora o relógio interno, permitindo que o ciclo biológico funcione melhor. Só que alguns horários são melhores que outros. Aliás, isso inicia logo ao acordar. Mas existe hora certa para tomar o café da manhã? Vamos tirar as suas dúvidas.

A refeição mais importante

Muitas pessoas pulam o café da manhã por não sentirem fome ou não o acharem tão necessário. Pois é um erro grave, já que é a refeição mais importante do dia. Isso porque as horas de jejum durante o sono geram a necessidade de nutrientes importantes. E isso será conquistado apenas através da alimentação.

Assim, para começar bem o dia, é preciso uma refeição reforçada logo pela manhã. O ideal é consumir alimentos fontes de carboidratos, proteínas e fibras. Também convém apostar em ingredientes saudáveis para ter uma alimentação ainda mais rica em nutrientes.

Qual o melhor horário?

O melhor é apostar em fazer a primeira refeição entre 7h e 9h. Isso ocorre por causa de uma série de fatores. O primeiro está relacionado ao cortisol, hormônio responsável por regular o estresse. Ele começa a ser produzido às 6h, mas seus níveis no corpo atingem o maior patamar entre 7h e 8h, o que significa que esse é o horário perfeito para acordar.

Detalhe: o ideal é tomar o café apenas uma hora depois de se despertar. Por isso, para essa primeira refeição, também cabe programar o despertador para tocar no momento mais favorável ao seu corpo. Se acordar entre 6h e 8h e esperar 60 minutos para comer, deve tomar o café da manhã entre 7h e 9h.

Dica

Contudo, caso a rotina diária não permita acordar nessa faixa de horário, o ideal é comer no máximo até 2 horas depois de acordar. É algo que vai ajudar a estabilizar as taxas de açúcar no sangue e permitir que o metabolismo fique regulado logo pela manhã. Seus dias serão muito mais produtivos.

ESTADÃO
FOTO GOOGLE