Muitos não conseguem nem olhar ? mas quem gosta, curte muito! Se este é seu caso, vamos falar sobre miúdos. Para quem não sabe, são os órgãos internos dos animais, como o fígado, coração e a moela. Aliás, são alimentos bem nutritivos e riquíssimos em ferro.

A melhor parte é que, quando preparados da forma correta, eles ficam deliciosos e podem ser servidos tanto no almoço quanto no jantar. Para não errar no preparo dessas carnes, seguem algumas dicas.

Evite congelar

Durante o processo de descongelamento, as carnes perdem muitas propriedades e um pouco do sabor. Por isso, para preservar os nutrientes dos miúdos, o mais indicado é optar por peças que não estejam congeladas.

Uma boa dica é fazer a compra no dia que for prepará-los, ou no máximo no anterior. Isso porque, quanto mais fresquinho, mais saboroso o miúdo fica. Na hora de escolher os miúdos, é bom ter atenção na qualidade da carne. Geralmente, as peças mais frescas têm uma coloração vermelha escura e uma textura bem lisinha.

Uma limpeza caprichada

Quando se trata das moelas, fígados, miolos, rins e outros miúdos, a limpeza deve ser feita de forma ainda mais detalhista. Para isso, é bom ter uma faca bem afiada e pequena, para raspar bem todas as sujeiras. Também será necessário retirar toda a ?pelinha? amarelada que cobre as carnes – uma boa dica é usar um pouco de vinagre para facilitar.

Pense no tipo de corte

Outro ponto que você precisa saber é que os miúdos devem ser cortados de maneira estratégica. Você pode cortar a carne em pedaços bem pequenos, fazendo picadinhos para depois fritar na manteiga. Já para quem gosta de preservar bem a maciez dos miúdos, é recomendado cortar as peças em pedaços maiores – desse jeito, o sabor fica bem mais nítido e a textura mais macia.

Marinar no leite ou vinagre

Depois de cortar e limpar bem os miúdos, também é importante uma marinada para dar sabor e amaciar ainda mais a carne. Nesse quesito, uma das maiores surpresas é o leite de vaca. Isso porque tira o cheiro forte dos miúdos e também ameniza o gosto mais amargo.

Você pode caprichar no leite e deixar a marinada atuando por algumas horinhas – assim, a carne também vai amaciar bastante.

Abuse nos temperos

Não dá para abrir mãos dos temperinhos que dão sabor aos miúdos: sal, alho, pimenta, salsinha, cebolinha… O segredo para o preparo dessas carnes é, justamente, o uso dos temperos certos, responsáveis por dar um sabor especial ao prato. Algumas pessoas também usam suco de limão (pois a acidez da fruta ajuda a amaciar ainda mais os miúdos) ou até mesmo vinho tinto em algumas receitas.

Estadão
FOTO GOOGLE