Já ouviu falar em fome emocional? Ela geralmente acontece quando estamos ansiosos ou estressados. Por conta disso, acabamos descontando na comida. É aquela beliscada aparentemente inocente.

O problema é que, quando isso ocorre, muita gente costuma abusar nos doces – chocolates, balas, sorvetes e sobremesas com açúcar refinado, que, em excesso, são maléficos ao organismo. Pois a fome emocional está diretamente ligada às sensações do indivíduo

Ela ocorre geralmente quando o estado emocional do indivíduo está desequilibrado. Por isso, é importante ficar atento às sensações. Quando percebemos muita vontade de comer e essa sensação causa estranhamento, há um possível sentido e uma causa psíquica relacionada a esse excesso.

Explicação

De forma resumida, a fome emocional consiste na vontade excessiva de comer, que pode durar horas. Ou seja, mesmo que a pessoa se alimente bem, a sensação de saciedade parece nunca surgir. Isso pode ser perigoso, pois o indivíduo acaba ganhando muito peso ou até mesmo intoxicar o organismo com alimentos maléficos.

Ela se manifesta de forma diferente em cada um e, por isso, deve ser tratada de forma individualizada. Na verdade, não se trata de fome, mas uma manifestação comportamental relacionada a algum conteúdo interno do indivíduo. Sua causa será única em cada caso e, consequentemente, analisada de acordo com as especificidades de cada um.

Buscando entendimento

Antes de tudo, o mais importante é buscar entender de onde (e por que) essa fome emocional vem. Para isso, o ideal é consultar um psicólogo e investigar melhor quais são os problemas que estão ocasionando isso.

O caminho está em buscar entender de onde vem a vontade de comer, que parece responder a uma angústia ou ansiedade. Sentir uma excessiva vontade de comer pode ser o sinal de que algo não vai bem, um aviso para o qual devemos voltar a nossa atenção.

Exercício, para aliviar a ansiedade e o estresse

Para aliviar sintomas de estresse e ansiedade , uma ótima alternativa é praticar exercícios físicos. São várias as opções que surtem um bom efeito: corrida ou caminhada diária, academia, dança, esportes (como vôlei ou luta) e até mesmo passeios de bicicleta diários.

Afinal, quando nos exercitamos, nosso corpo fica mais oxigenado e relaxado, prevenindo instabilidades emocionais. Por isso, caso você esteja sentindo que está exagerando na comida, uma dica interessante é buscar se exercitar.

Estadão
FOTO GOOGLE