Sofre constantemente de infecção urinária? Confira, aqui no Quero Viver Bem, opções caseiras de tratamentos que vão te ajudar a amenizar o desconforto!

A infecção urinária é uma doença que pode afetar qualquer parte do sistema urinário do indivíduo, como os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra. Em geral, pessoas com esse problema sofrem com dores ou ardência na hora de urinar, além de urgência para ir ao banheiro, urina com sangue (avermelhada) e dor pélvica (no pé da barriga).

Esse problema costuma afetar mulheres entre 20 e 40 anos, sendo as grávidas as maiores vítimas. No caso dos homens, a probabilidade da doença é durante a infância ou a partir dos 50 anos.

Beba água

A água é um santo e natural remédio para ajudar a controlar a infecção urinária. O aumento do consumo desse líquido proporciona um melhor funcionamento aos rins, além de limpar o trato urinário e reduzir a concentração de bactérias nas vias urinárias.

Dessa forma, especialistas sugerem que cada indivíduo beba, pelo menos, de seis a oito copos grandes de água por dia, preferencialmente pura. No entanto, também pode ser considerada nessa conta a água em chás.

Utilize compressas quentes

Uma boa maneira de reduzir a dor no pé da barriga durante as crises de infecção urinária é com a aplicação de compressas quentes no local. Isso porque, elas ativam o fluxo de sangue no organismo, diminuindo o inchaço.

Por isso, caso você sinta dor no local, umedeça um pano com água quente e, em seguida, coloque-o na região pélvica.
Coma aspargos

Consumir aspargos produz ótimos resultados para quem tem problemas nas vias urinárias. Isso porque eles são bons purificadores do trato urinário, proporcionando a cura de infecções no local.

Entre outros benefícios, este alimento ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, auxilia no emagrecimento e atua para que a pessoa tenha uma boa saúde cardíaca.

É possível que a urina mude um pouco de cor após o consumo deste vegetal, mas é algo normal, não se preocupe.

Use roupas íntimas de algodão

O uso de roupas íntimas feitas de algodão ajuda a deixar a região mais confortável e com menos umidade. Isso é importante porque trata-se de uma área mais úmida, ideal para a proliferação de bactérias.

Desta forma, é recomendável o uso de roupas íntimas de algodão, que são mais respiráveis. Elas são ideais para mulheres que têm sua genitália mais exposta.
Ingira água de coco

A água de coco pode ajudar a reduzir os sintomas relacionados à infecção urinária. Isso ocorre especialmente pelas suas propriedades antibióticas e diuréticas, que fazem com que o sistema urinário seja limpo, expulsando vírus e bactérias, além de contribuir para regular o pH da urina, que também pode afetar o trato urinário.

É recomendável que a pessoa com o problema ingira de dois a três copos de água de coco por dia.

benefícios da água coco para a saúde
Faça suco de rabanete

O rabanete contém diversos elementos que podem ser benéficos para quem tem infecção urinária. Isso porque ele possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, ajudando a eliminar as toxinas dos rins e, consequentemente, proporcionando um maior alívio dos sintomas. Veja, a seguir, uma receita saudável de suco de rabanete:

Ingredientes

1 xícara de rabanete;
1 xícara de repolho roxo;
1 talo de aipo;
1 copo de água gelada.

Pique os três alimentos e leve-os ao liquidificador junto à água. Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente. Tome o suco duas vezes ao dia.
Coma alho cru

O alho carrega em si elementos antifúngicos e antibacterianos que proporcionam bem-estar ao organismo, favorecendo a eliminação de toxinas também nas vias urinárias.

A recomendação é para que se consuma dois ou três dentes de alho cru por dia, pois, ao cozinhá-lo, parte de suas propriedades são perdidas.

Prevenção e cuidados

A melhor maneira de resolver o problema é procurar um médico o quanto antes para que ele indique um tratamento, pois a infecção urinária pode avançar para algo mais grave. As dicas aqui expostas buscam oferecer um alívio temporário, além de ajudar a manter um organismo mais equilibrado e afastado desse tipo de problema.

De qualquer forma, há uma série de cuidados que podem ser adotados para auxiliar na prevenção deste tipo de infecção. Entre elas estão:

Urinar em intervalos de duas a três horas;
Ir ao banheiro sempre antes de dormir;
Cuidar de qualquer caso de constipação intestinal;
Tratar episódios de incontinência urinária;
Cuidar de doenças relacionadas à próstata.

R7.COM