O período das chuvas, que coincide com o inverno em Alagoas, está chegando ao fim e por isso o Especial da Tribuna Independente finaliza suas reportagens sobre o Circuito do Frio com o último município da região, a bela cidade de Viçosa.

A cidade ficou conhecida nacionalmente como a “Princesa das Matas”, pelas muitas áreas verdes em suas serras e no mundo intelectual, Viçosa foi considerada a “Atenas de Alagoas” pela quantidade de professores, doutores, historiadores e poetas.

Ao lado de sua importância histórica, Viçosa também tem grande importância ecológica, com destaque para a Serra Dois Irmãos, ideal para a prática do ecoturismo, lugar onde, segundo historiadores, Zumbi dos Palmares viveu escondido nos últimos anos de sua vida e onde está localizada a famosa Cachoeira Dois Irmãos.

Para plano ambiental destaque ainda para os riachos Limoeiro, Porangaba, Sambalangá, Anelzinho, Veados e Riacho do Meio.

Tem ainda o Açude Bananal, a Lagoa Brandão e as serras Monteiro, Bananal, Alto da Balança, Alto do Gereba, Caçamba, Riachão, Alto do Cento e Vinte.

Na tradição cultural, Viçosa destaca-se, principalmente, por suas festividades: Carnaval, festas juninas, festa do Padroeiro Senhor do Bom Jesus do Bomfim (entre os meses de janeiro e fevereiro), cavalhadas e vaquejadas.

TREM DE VIÇOSA

Viçosa tem ainda uma atração esporádica, não a dia nem mês estabelecidos, que é o Trem de Viçosa, onde filhos da terra viajam juntos até o município e fazem um grande encontro.

Viçosa também está associada ao universo mágico do folclore, expressão da alma da cidade. São vários os folguedos cultivados por sua gente, tradição passada dos antigos e ainda hoje passada pelos mais jovens.

Tem a dança da baiana, o guerreiro, pastoril, reisado, cavalhada, coco alagoano, quadrilha e vaquejada, esse último inserido nos últimos 50 anos e que atrai multidões para cidade.

Foram localizados na região – em povoados como Bananal e sítios adjacentes – muitos vestígios dos quilombos.

Há quem assegure que Zumbi morreu lá e não em União dos Palmares. Depois dos negros derrotados, o Rei de Portugal dividiu os domínios entre os vencedores. Verdade ou não, é que a presença dos quilombos nos vales do Paraíba e do Mundaú, tornou-se objeto de estudos e deu a região grande importância histórica.
Quilombolas e intelectuais deixaram marcas históricas

No povoado Bananal e sítios adjacentes, como Anel e também nas fazendas Bom Sucesso, Mata Limpa e Floresta, já em Chã Preta, foram localizados vestígios dos quilombolas, tais como armadilhas para caça, bananeirais, canaviais e outras plantações.

Os mocambos de Osenga e Sabalangá também foram identificados como locais que comprovam a existência de quilombos.

HOTEL

Quem pretende conhecer Viçosa nestes últimos dias que restam do inverno alagoano, vá tranquilo passar um fim de semana, já que para se hospedar existe uma das melhores opções da região, o Hotel Fazenda Marambaia, que oferece uma estrutura completa de balneário com piscinas, uma para adultos e duas para crianças, um restaurante com uma culinária muito rica com frutos do mar, churrascos e petiscos e muitos chalés duplos com frigobar, TV e ar condicionado e suítes coletivas.

Fonte: Tribuna Independente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here