O sono influencia o bem-estar físico e emocional. Ter bons hábitos na hora de dormir, como evitar televisão ou telefone, melhorará a qualidade do seu descanso. Descubra outras dicas.

Embora demos menos importância do que merece, o sono é a base de todo o nosso funcionamento. Desempenha um papel fundamental em nossa saúde. Portanto, ter entre sete ou oito horas de descanso de qualidade deve ser o principal objetivo de nossa rotina. Qual deve ser a hora de deitar?

A falta de sono pode afetar tanto a nossa saúde quanto o nosso humor ou temperamento, sem mencionar nosso desempenho no trabalho ou no estudo. É por isso que cuidar de certos hábitos na hora de dormir pode ser muito benéfico em nossas vidas.

Não descansar bem pode fazer com que nosso sistema imunológico fique mais fraco e, portanto, seja mais sensível a qualquer doença. Curiosamente, também influencia nossa dieta. A falta de sono pode causar um aumento no apetite e pode influenciar o ganho de peso. Isso ocorre porque altera os hormônios que controlam o apetite e a saciedade.

Não há evidências científicas que determinem quanto tempo devemos dormir. No entanto, os estudos encontraram efeitos negativos devido à falta de sono.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Fundação Nacional do Sono (EUA) concordam que um adulto deve dormir cerca de 7 ou 8 horas por dia. No entanto, isso depende de cada indivíduo. Há pessoas que dormem 6 horas por dia e se sentem tão descansadas quanto outra que precisa de pelo menos 10 horas.

A verdade é que não há estudo que indique exatamente quanto devemos dormir. Mas os cientistas dizem que não é nosso corpo que precisa recarregar energia, mas nosso cérebro. Enquanto dormimos, o cérebro aproveita a oportunidade para “limpar todo o lixo” acumulado durante o dia. Portanto, precisamos dormir o suficiente para que o cérebro funcione corretamente.

Além disso, dormir menos de 7 horas está associado ao ganho de peso, diabetes e hipertensão. De fato, quando você não dorme o suficiente, pode sentir desconforto no corpo e fadiga constante.
Devemos manter uma certa regularidade na hora de deitar

Definir uma hora para ir para a cama pode ajudar a conseguir um sono melhor. Seu corpo se acostuma a essa rotina. Você notará que, se cumprir a mesma programação todos os dias, começará a ficar com sono pouco antes de que chegue essa hora. Assim, quando você deitar, o sono virá mais rápido.

Relaxe antes de ir para a cama

Na hora de deitar, o ideal é ficar calmo e relaxado. É muito comum que, quando vamos dormir, todas as preocupações nos assolem. No entanto, devemos tentar afastar todo o estresse e ansiedade acumulados durante o dia.

Portanto, um bom hábito na hora de dormir é tentar certas técnicas de relaxamento. Primeiramente, você pode realizar uma série de respirações profundas. Da mesma forma, tente relaxar os músculos ou fazer alongamentos suaves.

Para afastar os pensamentos que o perturbam, você pode anotá-los em um diário ou papel ao lado da cama. Então tente evitá-los. Concentre sua mente no momento ou imagine situações agradáveis.

Outros hábitos saudáveis ​​na hora de deitar

Para ter uma boa qualidade do sono, é importante colocar em prática alguns hábitos noturnos que favorecem o descanso.

Evite televisão ou celular na cama. Mesmo que você não acredite, eles podem deixá-lo nervoso ou prejudicar o sono.
Tome um banho morno.
Vá para a cama apenas quando estiver cansado. Mesmo se você estiver tentando dormir por um longo tempo e não conseguir, vá para outro cômodo. Volte somente quando sentir vontade de dormir novamente.
Use a cama apenas para dormir ou para ter relações. Fazer outras coisas nela, como estudar, assistir TV, usar o computador, nos faz associar a cama a outras atividades que não sejam dormir. Portanto, é necessário evitá-lo.
Evite cochilos muito longos, pois podem perturbar o ritmo do sono.
Reduza o consumo de cafeína, refrigerantes ou qualquer outro estimulante.
Pare de fumar, já que a nicotina nos cigarros também é excitante.
Da mesma forma, faça do seu quarto um lugar tranquilo e agradável. Se houver muito ruído, você pode usar tampões de ouvido, próprios para dormir. Se o problema for a claridade, tente usar uma máscara ou coloque persianas escuras. Você pode tentar tornar sua cama mais confortável com lençóis suaves ou com um bom travesseiro.

Em conclusão

Manter bons hábitos na hora de dormir pode ajudar-nos a alcançar a qualidade do sono que precisamos. De fato, outras atividades, como exercícios regulares ou cuidar da alimentação, podem nos ajudar a descansar melhor. Não esqueça de que o sono pode influenciar quase todos os âmbitos da sua vida, tente portanto, cuidar dele.

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