Alguns alimentos funcionam melhor para afastar o risco de doença cardíaca do que suplementos. Não são apenas saborosos, mas também ajudam a atenuar o risco de aterosclerose, resultado da obstrução de artérias, diminuir gradualmente o colesterol e baixar a pressão arterial. Além disso, os superalimentos abrandam inflamações, neutralizam os radicais livres e reduzem as chances de desenvolver síndrome metabólica. Confira quais são eles e seus benefícios.

Trinta gramas de chocolate amargo contêm 41 mg de flavonoides – poderoso antioxidante que impede o acúmulo de placas nas paredes das artérias –, mais do que a quantidade existente em uma xícara de chá-verde, uma maçã ou uma taça de vinho tinto. O chocolate ainda é capaz de reduzir os coágulos sanguíneos e manter a flexibilidade das artérias. Mas escolha aquele com maior teor de cacau – 70%-85% –, limitando sua ingestão, por causa das gorduras e dos açúcares.

Supernutrientes – Gordura monoinsaturada, ácido fólico, vitamina E, potássio.

Tamanho da porção – Cerca de 1/4 de um abacate médio.

Benefícios – Contém gordura monoinsaturada e betassitosterol, que ajudam a diminuir o LDL-colesterol (“mau”) e a aumentar o HDL-colesterol (“bom”). Uma porção por dia, por uma semana, reduz o colesterol em 17%.

Sugestões – Substitua a manteiga pelo creme de abacate. Misture-o com suco de limão-siciliano para fazer guacamole e sirva com pão árabe integral. Em saladas e sanduíches, corte o abacate em fatias.

TERRA.COM