A audiência com a presença do secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa (MDB), foi adiada mais uma vez. O drible no parlamento ocorre depois de ele conseguir postergar em setembro, mês da “Operação Casmurros” da Polícia Federal. Na sessão ordinária desta terça-feira, o deputado Davi Maia (DEM) reapresentou pedido de convocação para apreciação da Assembleia Legislativa.

“Estamos apresentando uma convocação porque o secretário quebrou o acordo firmado com a liderança para vir no mês de setembro ao parlamento. Estamos contando com a subscrição do deputado Tarcizo Freire (PP)”, disse Maia.

O pedido ocorreu em meio a informações de bastidores de que Barbosa compareceria no próximo dia 17. A nova data pegou de surpresa Maia, que, em função da agenda anterior, confirmou presença em evento em Brasília sobre meio ambiente.

Segundo o líder do governo, deputado Sílvio Camelo (PV), o secretário está interessado em comparecer ao parlamento. Entretanto, a mudança de data foi feita em cortesia ao presidente da Comissão de Educação, Marcelo Beltrão (MDB).

Educação

Maia está convencido de que, seja por coincidência ou não, o secretário está sendo protegido ou blindado por causa da situação crítica da Educação. Lembrando os protestos de alunos da capital e interior em busca de transporte escolar, ele foi enfático: “Estamos vivendo um caos no ensino de Alagoas”.

O problema ainda envolve o corte no fornecimento de transporte escolar para os estudantes conseguirem se deslocar até as unidades de ensino. “Ontem quem estava protestando eram os alunos de Rio Largo. Também já ocorreram protestos aqui em Maceió”, lembrou Davi.

Criticado pela liderança do governo por ter conseguido repercutir o problema nas agências de notícias, ele acabou sendo irônico. “Que bom que os sites ainda dão notícia da oposição, porque, afinal, não contamos com R$ 20 milhões como o governo para falar bem de si”, rebateu Davi.
Na mesma linha, o deputado Cabo Bebeto (PSL) também ironizou a defesa feita pelo deputado Sílvio Camelo de que a oposição e o deputado Davi têm se esforçado muito para falar de um governo que tem entre 70% e 80% de aprovação.

“Quando o senhor falou dos números de aprovação do governo [Renan Filho], só me fez me lembrar os números do governo do presidente Lula e depois o que aconteceu. Que Deus nos ajude!”, provocou Bebeto.

Cobrança

Mantendo o tom firme quando se refere à educação de Alagoas, o deputado Francisco Tenório (PMN) também demonstrou não ter ficado satisfeito com a mudança de data para a presença de Barbosa na ALE.

“Há uma diferença entre convidar e convocar. Porque na convocação ele terá que vir e dizer a verdade perante os deputados, porque é um secretário que desdenha dos deputados. Faço questão de estar esperando ele. Ele pode vir na carruagem dele pare explicar o que ele disse sobre os deputados”, disse Tenório.

O parlamentar não esquece a forma como Barbosa se pronunciou no Twitter após ter sido revelado o calote que deu nos municípios ao criar o Escola 10 antes mesmo de definir a lei para pagar aos que alcançaram as metas do Ideb. À época, após a repercussão da foto do deputado Davi segurando um cheque sem fundos gigante, ele disse que, “enquanto os cães ladram, a caravana passa!”.

Por Marcos Rodrigues | Portal Gazetaweb.com