Quem causou a poluição do mar do Nordeste e infestou as praias de óleo? Essa é a pergunta que todos estão fazendo e o governo brasileiro ainda não deu respostas.

Identificar os responsáveis e punir na forma da lei é também uma preocupação do governador Renan Filho (MDB). Ele disse que cobrou do governo federal uma ação mais eficaz para resolver o problema

“Eu defendi junto ao governo federal a utilização de todas as suas ferramentas: as Forças Armadas, a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), a Polícia Federal, as universidades e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para identificar o que está causando isso. Aquele que deu causa a esse vazamento tem de ser identificado e radicalmente punido. Esse é um trabalho do Governo Federal. Nós aqui vamos fazer a nossa parte que é limpar as praias e minimizar os impactos” declarou Renan Filho.

O governador visitou os municípios de Japaratinga e Maragogi, onde inspecionou as praias que foram atingidas pelo óleo.

Renan Filho ressaltou que o governo está 100% mobilizado nas ações de limpeza das praias alagoanas, trabalho que teve início no Litoral Sul e que agora se concentra no Norte do Estado. Ele revelou que já foram recolhidas 150 toneladas do material poluente, levado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar para a destinação adequada.

O óleo que se espalhou pelas praias de Alagoas, também atingiu 178 localidades em 72 municípios espalhados ao longo de toda a costa nordestina.

E ASSIM