Mais de 5 mil condutores foram flagrados pelo videomonitoramento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fazendo conversão irregular em Maceió, até setembro deste ano. Segundo o órgão, esse tipo de infração é a mais cometida em Maceió. O aumento entre os anos de 2018 e 2019 foi de 1650%.

Segundo dados da superintendência, de janeiro a setembro de 2018, 296 infrações por conversão irregular foram contabilizadas. Já no mesmo período de 2019, 5.180 condutores foram flagrados cometendo este tipo de ocorrência.

Para tentar coibir essas e outros tipos de infrações, a SMTT vem utilizado o sistema de videomonitoramento nas principais vias da capital. Até o momento, 240 câmeras foram instaladas em Maceió, mas a previsão do órgão é que esse número aumente até o final do ano.

Além disso, a equipe de obras viárias da SMTT está implantando prismas de concreto – conhecido como gelo baiano – nas vias com maiores ocorrências do tipo, a exemplo da Avenida Menino Marcelo, popularmente chamada de Via Expressa. As estruturas de concreto servem para delimitar a separação das faixas de fluxo e ordenar o trânsito no local.

“O mais danoso disso tudo, além dos pontos e do pagamento da autuação, é realmente a possibilidade de ocasionar um acidente”, afirmou o superintendente da SMTT, Antônio Moura, em entrevista à TV Gazeta.

De acordo com o artigo 207 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esta infração de trânsito é de natureza grave. A penalidade estabelecida para esta irregularidade é aplicação de multa no valor de R$ 195,23, além da perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

GAZETAWEB.COM